Ir para o conteúdo

Historiadores da UFOP lançam livro sobre a pandemia

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
O "Almanaque da Covid-19 - 150 dias para não esquecer ou A história do encontro de um presidente fake e um vírus real" é uma realização conjunta dos professores do curso de História da UFOP Valdei Araujo e Mateus Pereira e da doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade (PPGHIS) Mayra Marques.
 
O livro tem o objetivo de compreender e explicar o atual momento. Inicialmente, a ideia era fazer um diário da pandemia, misturando as vivências cotidianas às notícias do Brasil e do mundo, mas isso logo pareceu insuficiente e os pesquisadores sentiram a "a necessidade de aprofundar em determinados temas, o que nos levou à escrita de algumas crônicas. Ao fim, acabamos por alternar e misturar três gêneros de escrita: o diário, a cronologia e a crônica, que constituem o nosso Almanaque", conta o professor Mateus.
 
A proposta da obra é escrever a história enquanto ela acontece, e isso não é tarefa fácil, segundo o docente. ”As informações se acumulam a cada minuto e é preciso ter cuidado para separar as fake news e as notícias velhas das notícias verdadeiras e mais atualizadas. A História do Tempo Presente assume, assim, que toda a história é, de alguma forma, inacabada e que o olhar voltado para os eventos, enquanto eles ocorrem, também mostram pontos de vista relevantes para um melhor entendimento dos acontecimentos e dos climas históricos".
 
O ALMANAQUE - A obra, que pretende fazer um resumo dos fatos importantes ocorridos durante o ano, contém um diário de 150 dias e algumas crônicas sobre a pandemia de Covid-19. O relato se inicia em 31 de dezembro de 2019, o "Último dia do velho mundo" e narra alguns acontecimentos no país e no mundo, quando a doença parecia distante para os brasileiros.
 
Já as "Crônicas Atualistas" refletem os fatos narrados no diário, a pandemia, a política e a infodemia, que é um excesso de informações, sejam elas verdadeiras, falsas ou inexatas, a que estamos submetidos na atualidade. "É um termo que mistura epidemia e informação, ou seja, é como se fosse uma 'doença' dos nossos tempos", explica Mateus.
 
O livro foi lançado na última sexta (26) pela Editora Milfontes e é possível adquirí-lo pelo link.

 

Veja também

22 Julho 2024

O ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPEA) da UFOP Alan Bueno, sob orientação do professor Diogo Ferraz,...

Leia mais

19 Julho 2024

O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta quarta...

Leia mais

12 Julho 2024

As inscrições devem ser realizadas até 12 agosto, exclusivamente através do sistema de inscrição eletrônico. O programa tem como área...

Leia mais

9 Julho 2024

O Grupo Reciclos, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), oferece uma...

Leia mais