Alinhado aos objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o Programa de Pós-Graduação em Empreendedorismo e Inovação (Propei) chega para consolidar o compromisso da Instituição com a expansão e qualificação da pós-graduação stricto sensu (voltada à formação acadêmica e científica aprofundada). O novo curso de mestrado busca atender à crescente demanda por formação interdisciplinar nas áreas de empreendedorismo, inovação e desenvolvimento regional, orientando-se por uma proposta acadêmica voltada para a área de concentração "Empreendedorismo e Inovação para o Desenvolvimento Regional".
O Propei tem como objetivo formar mestres inovadores, capazes de propor soluções criativas e sustentáveis para desafios complexos. A proposta pedagógica integra oficinas, simulações, projetos práticos e experiências de campo, promovendo o diálogo entre diferentes saberes e a aplicação direta do conhecimento gerado. O estímulo à pesquisa aplicada, à criação de startups e ao empreendedorismo social também estão no centro da formação.
Aprovado na Universidade em consonância com as diretrizes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Propei foi concebido com base na articulação entre teoria e prática, no estímulo à inovação e na transversalidade do conhecimento. Reunindo professores de oito departamentos da UFOP — incluindo áreas como Administração, Economia, Engenharia, Turismo, Computação, Direito, Física e Controle e Automação —, o programa se organiza em três linhas de pesquisa interligadas:
Linha 1: Empreendedorismo, Estudos Organizacionais e Desenvolvimento Econômico;
Linha 2: Tecnologia, Inovação e Transformação Digital;
Linha 3: Empreendedorismo Criativo, Inovação e Desenvolvimento Sustentável.
Com uma estrutura curricular flexível e voltada para a internacionalização, o curso oferece disciplinas obrigatórias e eletivas adaptadas aos perfis dos estudantes e às linhas de pesquisa. A avaliação contínua, o foco em resultados mensuráveis e o planejamento estratégico de médio e longo prazo garantem a consolidação e sustentabilidade do programa, que pretende fortalecer o ecossistema empreendedor em âmbito regional e nacional.
Segundo a coordenadora geral do Propei, professora Fernanda Maria Felício Macedo Boava, trata-se de um programa único no Brasil, construído com base na interdisciplinaridade, na excelência acadêmica e no compromisso com o desenvolvimento regional e nacional. De acordo com ela, a expectativa é atrair candidatos que estejam dispostos a pensar de forma criativa, colaborativa e transformadora. "Mais do que formar mestres, queremos formar líderes inovadores, capazes de enfrentar os grandes desafios contemporâneos com conhecimento, sensibilidade e ação", enfatiza.