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Pós em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental promove vivência interdisciplinar em Paracatu de Baixo

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Arquivo pessoal
Grupo de pessoas reunidas ao ar livre sob a sombra de uma árvore, em atividade de observação e conversa, com paisagem rural ao fundo.
A disciplina "Água e Gênero", oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental (PPGSSA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), promoveu uma atividade de campo no reassentamento de Paracatu de Baixo, distrito de Mariana. A iniciativa integrou ações da Cátedra Unesco Água, Mulheres e Desenvolvimento na América Latina e foi coordenada pelas professoras Adivane Costa, Kerley Alves e Vera Guarda, integrantes da equipe da Cátedra na UFOP.
 
Reunindo estudantes do mestrado em uma experiência de escuta sensível e de engajamento com o território, a proposta articulou monitoramento participativo, práticas pedagógicas e o compartilhamento de narrativas locais. Durante a visita, moradoras do reassentamento acolheram o grupo e compartilharam relatos sobre o cotidiano da comunidade e as dinâmicas de uso da água. A caminhada pela área permitiu observar pontos de abastecimento, espaços de cuidado e práticas que evidenciam o papel central da água na organização da vida local.
 
Segundo a professora Kerley Alves, a atividade permitiu compreender a água não apenas como um recurso natural, mas como um território simbólico, visto que sua gestão atravessa corpos, gestos de cuidado, divisão do trabalho e relações sociais marcadas por gênero. Ainda de acordo com ela, "a experiência de escuta de falas potentes, atravessadas por dor, força e memória, reforçou a necessidade de um olhar ético e comprometido, capaz de considerar as desigualdades e as resistências que marcam o cotidiano das mulheres". 
 
Já professora Adivane Costa ressaltou que a água é vida, e que a experiência em Paracatu de Baixo evidenciou a importância de ouvir os moradores e suas memórias para compreender a relação com esse bem essencial. De modo geral, a atividade marcou profundamente estudantes e docentes, consolidando-se como um momento de aprendizagem política, metodológica e interdisciplinar que continuará reverberando nas práticas do programa.
 

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Arquivo pessoal
Grupo de pessoas, majoritariamente mulheres, posa sorridente em uma rua ensolarada de um reassentamento rural, com casas e vegetação ao fundo.
A visita ao reassentamento permitiu aos estudantes uma vivência interdisciplinar com os moradores.

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