skip to content

Professor do Departamento de Música recebe prêmio de melhor tese

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Arquivo pessoal

O professor do Departamento de Música (Demus) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Victor Melo Vale recebeu o Prêmio UFMG de Teses na área de música. O prêmio foi entregue no auditório da Reitoria da UFMG, no dia 14 de outubro, durante da programação da Semana do Conhecimento 2019. 

A tese "A tradutibilidade do sentido: o processo de transcrição musical", orientada pelo professor Flavio Terrigno Barbeitas, do Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG, foi defendida em 2018 e se destacou pelo caráter interdisciplinar e pela originalidade. O trabalho analisa o efeito da transcrição musical na tradução literária, observando conceitos comuns desses dois campos para analisar e discutir os fenômenos verbais e musicais encontrados. 

O Prêmio UFMG de Teses, segundo Victor Melo, é uma discussão importante no âmbito da comunidade acadêmica, o que dá visibilidade aos ganhadores e aos trabalhos. O professor acredita que "tanto a premiação quanto a honra de estar entre os indicados para o Prêmio ganha um sentido especial nesses tempos de hoje, onde nós, docentes e demais trabalhadores da educação, temos acompanhado toda uma série de ataques às instituições públicas de ensino e sentido na pele a indiferença quanto ao trabalho que realizamos".

Para aqueles que ficaram interessados em consultar a tese, o trabalho está disponível na internet. Além disso, o professor apresenta a pesquisa em uma das edições da rádio "UFMG Educativa" e da revista "Boletim UFMG". 

Veja também

2 Julho 2020

O "Almanaque da Covid-19 - 150 dias para não esquecer ou A história do encontro de um presidente fake e...

Leia mais

30 Junho 2020

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQUIM) abre processo seletivo de mestrado para o segundo semestre de 2020. O curso...

Leia mais

24 Junho 2020

O processo seletivo é para mestrado e doutorado na UFOP, com inscrições abertas até 13 de julho. As linhas de...

Leia mais

23 Junho 2020

São dois editais para o segundo semestre de 2020, na área de concentração "Fármacos, Medicamentos e Vacinas". As inscrições podem...

Leia mais