Ir para o conteúdo

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica tem novo curso de mestrado aprovado

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Lívia Ferreira
A proposta do curso de mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foi avaliada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O plano é originário de uma parceria entre a UFOP e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), sendo o primeiro nesse formato a ser aprovado. Essa é a primeira pós-graduação desenvolvida apenas no Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), em João Monlevade, que conta também com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, ofertado em uma proposta multicampi em conjunto com a Escola de Minas, de Ouro Preto.
 
O novo mestrado possui uma única área de concentração, "Sistemas Elétricos e Eletrônicos", contendo duas linhas de pesquisa: "Smart Grids e Energia Renovável" e "Sistemas e Controle". Para a aplicação do programa ainda são necessários acordos entre as instituições e diretrizes finais da Capes, com isso, poderá ser definida uma data para o lançamento do primeiro edital de seleção. 
 
O planejamento do programa teve início em 2019, em um seminário de pesquisa realizado no Icea e no Campus Theodomiro Carneiro Santiago da Unifei, em Itabira. A iniciativa partiu dos professores Wilingthon Guerra Zvietcovich, do Icea, e Aurélio Luiz Magalhães Coelho, do Instituto de Ciências Tecnológicas (ICT), da Unifei. 
 
A partir da criação do programa, foi estabelecido um protocolo de intenções e elaborado um texto visando apresentar a proposta para a avaliação de cursos novos da Capes. O plano ainda precisou ser aprovado pelos conselhos de ambas as instituições para, enfim, ser submetido às diretrizes da Capes em 2022.
 
Wilingthon salienta a importância da aprovação do programa para o Instituto: "Este programa não só vai ajudar a alcançar os objetivos do Icea, como a procura da excelência acadêmica, o desenvolvimento da pesquisa avançada, uma maior produção científica, maior atratividade para estudantes, profissionais e professores, vai trazer também fontes de financiamento". O professor também explica que o curso vai reverberar fora da Universidade, já que "vai atender demandas da região relacionadas às atividades de extensão do programa de mestrado em Engenharia Elétrica, vindas dos setores público e privado".
 
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Renata Guerra de Sá Cota, reagiu com entusiasmo à aprovação e destacou o acontecimento como "uma conquista que fortalece nossa região e contribui para o desenvolvimento científico e tecnológico". Ela também ressalta a contribuição para a comunidade: "A importância desse programa vai além da formação acadêmica. Por meio da pesquisa e da produção de conhecimento, buscamos impulsionar o desenvolvimento regional, promovendo a inovação e o avanço tecnológico em nossas comunidades".
 
Segundo Thiago Augusto de Oliveira Silva, diretor do Icea, a implementação do programa vai funcionar como "um crescimento vertical muito importante para consolidar o campus como parte da Universidade, ou seja, para entrar de uma maneira mais consistente no tripé ensino, pesquisa e extensão", além de "fomentar pesquisa no Instituto, aproximar das empresas e de fato conseguir aumentar a produtividade de pesquisa local".

 

Veja também

10 Fevereiro 2025

Os candidatos devem ser graduados em cursos reconhecidos pelo MEC em Engenharias, Geologia, Química, Química Industrial ou áreas afins. As...

Leia mais

5 Fevereiro 2025

Para participar, o candidato graduado ou graduando deve comprovar sua inserção na área das ciências biológicas, química, física ou áreas...

Leia mais

4 Fevereiro 2025

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (CiPharma) abre, nesta quarta-feira (5), as inscrições dos processos seletivos de mestrado e...

Leia mais

20 Janeiro 2025

destaque_site_2024_ppg_-_pos-graduacao.png NPG A UFOP está com processos seletivos abertos para interessados em cursos de mestrado e doutorado. Ciências Farmacêuticas 24...

Leia mais