Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Servidora defende dissertação sobre desafios e perspectivas da transferência de tecnologia na UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG

Os ecossistemas de inovação desempenham um papel relevante no desenvolvimento econômico global, tornando a inovação essencial também para as universidades e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs). Esse contexto inspirou a dissertação de mestrado em Engenharia de Produção da técnica administrativa do Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (Nite) Nisielly Ticiany Silva, defendida na última quarta-feira (12). Em sua pesquisa, ela investigou a importância da transferência de tecnologia para a aplicação do conhecimento acadêmico na sociedade, analisando os fatores que influenciam a não concessão de licenciamento de ativos de propriedade intelectual na UFOP.

Para atingir esse objetivo, o estudo passou por três objetivos específicos: identificar na literatura os intervenientes que possam afetar o número de licenciamentos de ativos de propriedade intelectual, comparar os intervenientes encontrados na literatura com aqueles presentes nos documentos institucionais e analisar suas consequências com base nos relatórios existentes na Universidade.

Nisielly destaca que sua dissertação está diretamente ligada à sua área de trabalho. "No Nite, trabalho com a gestão da propriedade intelectual, abrangendo desde a proteção de inovações até a transferência de tecnologia para o setor produtivo", disse a pesquisadora, acrescentando que "esse contexto prático tem contribuído significativamente para minha compreensão dos desafios e oportunidades que envolvem a inovação no ambiente acadêmico e empresarial".

"Estou há seis anos no setor, e acredito que minha experiência profissional forneceu uma base importante para a minha pesquisa", continuou a servidora. Segundo ela, os conhecimentos adquiridos no mestrado ampliaram sua capacidade de análise crítica e embasamento teórico, fortalecendo o trabalho que vem desenvolvendo no Nite. Dessa forma, ela espera que o seu estudo não apenas contribua para o avanço acadêmico na área, mas também implique em práticas que aprimorem "as estratégias de propriedade intelectual e inovação adotadas pela UFOP e por outras instituições", finaliza.

O professor do Departamento de Engenharia de Produção (Depro) André Luís Silva ressalta a importância da pesquisa "por apresentar um relato dos fatos e apontar caminhos para melhorar o cenário das dificuldades existentes na UFOP para que haja o licenciamento da propriedade intelectual, tais como: revisão dos fluxos de atividades, aumento do efetivo de trabalhadores no Nite e revisão de políticas internas na Universidade sobre as atividades dos docentes".

Acesse a pesquisa.

NITE - O Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (Nite) foi criado em 2001, com o intuito de promover a formação de um ambiente cooperativo que conjugue interesses da UFOP para a promoção de atividades inovadoras e de transferência de tecnologia, a fim de contribuir para o desenvolvimento social e econômico da Instituição e de sua região de influência.

 

Veja também

25 Março 2025

A aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos da Linguagem (Posletras) da UFOP vai ser ministrada pelo...

Leia mais

24 Março 2025

A aula, realizada em 13 março, teve como tema "Construindo uma base teórica para educação matemática"e foi ministrada pelo professor...

Leia mais

18 Março 2025

A Ephemera, revista científica editada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UFOP, divulgou a chamada para o...

Leia mais

13 Março 2025

O colóquio "Transfluências Cosmopolíticas: Mitopoéticas, Educação e Territórios" acontece nos dias 25 e 26 de março, no Departamento de Música...

Leia mais
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.