Ir para o conteúdo

Servidora defende dissertação sobre desafios e perspectivas da transferência de tecnologia na UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG

Os ecossistemas de inovação desempenham um papel relevante no desenvolvimento econômico global, tornando a inovação essencial também para as universidades e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs). Esse contexto inspirou a dissertação de mestrado em Engenharia de Produção da técnica administrativa do Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (Nite) Nisielly Ticiany Silva, defendida na última quarta-feira (12). Em sua pesquisa, ela investigou a importância da transferência de tecnologia para a aplicação do conhecimento acadêmico na sociedade, analisando os fatores que influenciam a não concessão de licenciamento de ativos de propriedade intelectual na UFOP.

Para atingir esse objetivo, o estudo passou por três objetivos específicos: identificar na literatura os intervenientes que possam afetar o número de licenciamentos de ativos de propriedade intelectual, comparar os intervenientes encontrados na literatura com aqueles presentes nos documentos institucionais e analisar suas consequências com base nos relatórios existentes na Universidade.

Nisielly destaca que sua dissertação está diretamente ligada à sua área de trabalho. "No Nite, trabalho com a gestão da propriedade intelectual, abrangendo desde a proteção de inovações até a transferência de tecnologia para o setor produtivo", disse a pesquisadora, acrescentando que "esse contexto prático tem contribuído significativamente para minha compreensão dos desafios e oportunidades que envolvem a inovação no ambiente acadêmico e empresarial".

"Estou há seis anos no setor, e acredito que minha experiência profissional forneceu uma base importante para a minha pesquisa", continuou a servidora. Segundo ela, os conhecimentos adquiridos no mestrado ampliaram sua capacidade de análise crítica e embasamento teórico, fortalecendo o trabalho que vem desenvolvendo no Nite. Dessa forma, ela espera que o seu estudo não apenas contribua para o avanço acadêmico na área, mas também implique em práticas que aprimorem "as estratégias de propriedade intelectual e inovação adotadas pela UFOP e por outras instituições", finaliza.

O professor do Departamento de Engenharia de Produção (Depro) André Luís Silva ressalta a importância da pesquisa "por apresentar um relato dos fatos e apontar caminhos para melhorar o cenário das dificuldades existentes na UFOP para que haja o licenciamento da propriedade intelectual, tais como: revisão dos fluxos de atividades, aumento do efetivo de trabalhadores no Nite e revisão de políticas internas na Universidade sobre as atividades dos docentes".

Acesse a pesquisa.

NITE - O Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (Nite) foi criado em 2001, com o intuito de promover a formação de um ambiente cooperativo que conjugue interesses da UFOP para a promoção de atividades inovadoras e de transferência de tecnologia, a fim de contribuir para o desenvolvimento social e econômico da Instituição e de sua região de influência.

 

Veja também

19 Fevereiro 2026

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (MPEC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) abre inscrições para três...

Leia mais

22 Janeiro 2026

Estão abertas as inscrições para cursar disciplinas isoladas do Mestrado de Economia Aplicada. O formulário de inscrição deve ser devidamente...

Leia mais

22 Janeiro 2026

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realiza o primeiro Censo da Pós-Graduação brasileira, iniciativa inédita que...

Leia mais

5 Janeiro 2026

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PROPEM) abre inscrições para processo seletivo do mestrado, para ingressar no primeiro semestre...

Leia mais