Ir para o conteúdo

Prédio do Departamento de Geologia recebe melhorias

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Brunello Amorim

O Departamento de Geologia (Degeo) inaugura no dia 11 de novembro, às 10h30, três novas conquistas: um laboratório de geoquímica isotópica, uma máquina de modelagem tectônica e a reforma do auditório II. Segundo o chefe do Degeo, professor Fernando Flecha Alkmin, as melhorias auxiliam na expansão de projetos e pesquisas para os alunos de graduação e pós-graduação.

O professor explica que o laboratório terá dois setores: isótopos radioativos e isótopos estáveis. "Estes laboratórios são importantes porque aumentam a capacidade analítica sofisticada que pode determinar idades absolutas de rochas", destaca. A nova estrutura foi financiada por projetos da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Vale.

A máquina de modelagem tectônica será utilizada para simular processos naturais em modelos analógicos. Financiado pela Rede de Estudos Geotectônicos da Petrobrás, o aparelho é capaz, por exemplo, de simular a formação de cadeias rochosas a partir de areia natural.

A reforma do auditório contou com o apoio da Fundação Gorceix. O objetivo é melhorar a estrutura para receber eventos no Departamento e também para a apresentação de trabalhos de conclusão de curso ou outros seminários realizados pelos estudantes.