Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Prefeitura de Ouro Preto promove lançamento de livro celebrando os 300 anos de Ouro Preto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Para comemorar os três séculos de fundação de uma das mais importantes cidades brasileiras, a Prefeitura Municipal de Ouro Preto promove o lançamento do livro Ouro Preto – Cidade em Três Séculos | Bicentenário de Ouro Preto, Memória Histórica (1711 – 1911).

O evento acontecerá no dia 7 de julho, às 20h, no Grêmio Literário Tristão de Ataíde (Rua Paraná, 136 – Centro). Publicado pela Agência de Desenvolvimento de Ouro Preto (Adop) e pela Editora Liberdade, a obra foi idealizada e desenvolvida pela pesquisadora Maria Francelina Ibrahim Drummond e inclui a reedição do Bicentenário de Ouro Preto; Memória Histórica (1711-1911), considerado a primeira e única edição comemorativa dos 200 anos da fundação de Vila Rica.

Para especialistas, o Bicentenário de Ouro Preto; Memória Histórica representa a primeira publicação relevante a defender a guarda e a conservação do patrimônio histórico material e imaterial de Ouro Preto. Foi organizado pelo escritor, pesquisador, advogado, jornalista e político Nelson de Senna, que nasceu no Serro (MG), em 1876. Reúne matérias de intelectuais da época sobre história, geologia, educação, religião, arte, literatura e arquitetura de Ouro Preto nos séculos XVIII e XIX.  

Além de todo o texto original do Bicentenário atualizado, a nova publicação inclui um ensaio sobre a cidade e uma linha do tempo com registros dos acontecimentos marcantes dos últimos 100 anos. O prefeito Angelo Oswaldo foi convidado para gravar um depoimento especial sobre os principais fatos que motivaram o evento histórico realizado em 1911. Seu relato gerou um vídeo legendado, com sete minutos de duração, que, juntamente com fac-símile da edição original de 1911, integra um CD-ROM que acompanha a obra a ser lançada.

Para Francelina, o livro deverá constituir-se em uma importante fonte de referência da cultura da antiga capital de Minas Gerais, contribuindo para estudos, pesquisas e ações em favor da preservação da identidade, da memória e do patrimônio nacional: “O Bicentenário de Ouro Preto; memória histórica teve a primeira e única edição de 1911 para a comemoração dos 200 anos da fundação de Vila Rica, e tornou-se um livro raro, muito citado e pouco lido”, salienta a pesquisadora.

Exposição comemorativa

Na mesma ocasião, a partir de 7 de julho, a Adop, em parceria com a Prefeitura e a Câmara Municipal, realiza a abertura da mostra 3º Século, 3º Olhar - Fotografias de Ouro Preto de 1911 a 2011, sobre a linha do tempo dos últimos cem anos traçada no livro Ouro Preto - Cidade em Três Séculos | Bicentenário de Ouro Preto | Memória Histórica.  

A exposição, que tem a curadoria do fotógrafo Alexandre Martins e textos da pesquisadora Maria Francelina Ibrahim Drummond, apresenta em destaque as fotografias que integram a publicação, reproduzidas em alta resolução e dispostas em ordem cronológica. A mostra conta também painéis com imagens e reprodução de documentos históricos que retratam a trajetória de Ouro Preto. A exposição pode ser visitada gratuitamente no período de 7 a 31 de julho, na Sala Ivan Marquetti, a Galeria de Arte do GLTA.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.