Ir para o conteúdo

Princípios das ciências econômicas e sociais são utilizados para estudo no PET do ICSA

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Bruna Alves  


Situado no Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA) da UFOP, em Mariana, o Grupo do  Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes tem por objetivo oferecer uma formação diferenciada aos estudantes. Ele permite uma visão humanística, integral e social, como também a melhoria do ensino de graduação, a formação acadêmica ampla de todos os estudantes dos cursos, a interdisciplinaridade, a atuação coletiva, o planejamento e a execução de um programa diversificado de atividades acadêmicas em grupos.

O PET Conexão de Saberes do ICSA é composto por quatro cursos de graduação do Instituto: Ciências Econômicas, Administração, Jornalismo e Serviço Social. A iniciativa conta com 12 alunos bolsistas, mais quatro voluntários cadastrados, além de três voluntários não cadastrados, de acordo com os limites de funcionamento do Programa.

Princípios básicos das ciências econômicas e sociais são utilizados para produção e estudo do Grupo, que tenta conciliar todas essas linhas de pesquisa, além de ter como referencial o contexto em que estão inseridos: as cidades de Mariana e Ouro Preto.Segundo o tutor Leonardo Gomes, todos os temas trabalhados são estudados pelos integrantes do PET. “A ideia que imprimimos ao PET é de que qualquer pesquisa será válida se contribuir para a formação científica do petiano. Essa é a razão de pertencer ao PET,” explica Leornado.

Petianos promovem seminário em dezembro

Uma das atividades propostas pela equipe é o seminário "Proseando", que reúne temas de interesse da comunidade. O próximo tem previsão de ser realizado nos dias 12 e 13 de dezembro, com o tema: Tempos de Violência. Para esta edição, estão  sendo convidados alguns professores e especialistas que dialogarão com os alunos do ICSA e os petianos.

Cada edição do "Proseando" é acompanhado por uma mostra de filmes (o "Cine-Pet"), com o mesmo tema, onde são exibidos filmes produzidos por alunos e pessoas da comunidade. “O ICSA está se tornando um polo de produção audiovisual e o PET não ficará fora disso. Alguns alunos estão trabalhando num roteiro a partir de nossas experiências”, afirma Leonardo.

Oficinas de Orçamento Familiar e criação do Jornal da Escola em Mariana

Outra atividade de extensão que foi iniciada pela equipe este ano são as oficinas, ministradas pelos petianos, nos bairros Prainha e Santo Antônio, em Mariana. Os temas são orçamento familiar e a criação do “Jornal da Escola".

A oficina de orçamento doméstico tem como objetivo mostrar para a comunidade que mesmo com um orçamento pequeno, as famílias podem gastar melhor seu dinheiro e viver melhor. A próxima oficina começa no segundo semestre letivo de 2012.

No caso da oficina do jornal, ela é realizada por alunos do curso de Jornalismo, na escola dos respectivos bairros. As comunidades ajudam os alunos a criarem o jornal, traduzindo em palavras sua visão de mundo e suas perspectivas de vida.

Para Leonardo, essas oficinas só têm a contribuir para o desenvolvimento dessas comunidades. “A ideia desenvolvida nas oficinas é de participarmos da construção e do desenvolvimento de potencialidades existentes ali. Acho que ainda é cedo para avaliação de resultados, mas certamente estamos construindo algo muito interessante, não apenas para nós”, afirma.

Para conhecer mais as atividades desenvolvidas no PET Conexão de Saberes do ICSA, acesse: http://petconexaodesaberesicsa.blogspot.com.br/