Ir para o conteúdo

Prêmio Senador Milton Campos é entregue a aluno da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
reitor_e_rodrigo.jpgNa última segunda, 28/04, o aluno do curso de Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Rodrigo Reis Lastra Cid, recebeu pelas mãos do Reitor da Instituição, João Luiz Martins, o certificado e um cheque no valor de mil reais pela conquista do 10º lugar no Prêmio Milton Campos - 2007.

O Prêmio é concedido pela Fundação Milton Campos juntamente com o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) a estudantes universitários, com o intuito de estimulá-los a participar de estudos e debates sobre questões sociais, ecológicas e ambientalistas.

Com o tema da monografia A administração pública e a manutenção da democracia e o título Razoabilidade Democrática e Cosmopolitismo Sustentável, Rodrigo abordou em seu trabalho o planeta como um todo, seus órgãos e estruturas.

A monografia objetiva mostrar que alguns problemas precisam ser resolvidos em órgãos como a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Organização das Nações Unidas (ONU), além da necessidade de criar um melhor mecanismo de direito internacional e a "divisão de poderes", tendo em vista a auto-determinação dos povos e a não-intervenção. “Essa administração mundial precisa ter critérios claros e razoáveis para a justificativa de ações internacionais. A razoabilidade como critério para a justificativa de ações políticas, facilita um certo tipo de consenso numa população diversa. Pode também ser usada numa democracia plural nacional”, completa Rodrigo. No decorrer da pesquisa, o autor ainda sugere alguns princípios para diminuir o efeito da corrupção e gerir um bom funcionamento da administração pública nacional.

Rodrigo acredita que o prêmio é importantíssimo para a formação de uma discussão pública dos maiores problemas a serem resolvidos. “O prêmio me estimulou a escrever soluções para os problemas que considerei os mais importantes, ajudou-me a encontrá-los, a ter uma preocupação maior com a política e com os conhecimentos que regem o funcionamento da administração pública. Acredito também que o prêmio pode fazer com que minhas idéias possam ser lidas por mais pessoas e que haja alguma discussão sobre elas”, finaliza Rodrigo.