Criado por Administrator em sex, 17/09/2010 - 13:08
Para garantir segurança e conforto aos pedestres, o campus Morro do Cruzeiro da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) vem recebendo placas de sinalização de trânsito. A ação da Pró-reitoria de Administração (Proad) com a Prefeitura do Campus Universitário (Precam) tem como objetivo definir limites de estacionamentos,reserva de vagas para deficientes e idosos, limites de velocidade e indicações de direção para que a organização do trânsito no campus seja feita com eficiência.
As placas, confeccionadas segundo as orientações do Manual de Sinalização Vertical de Regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Cotran) são especificamente para áreas protegidas por legislação especial. A iniciativa garante também outras redefinições, como a instalação de quatro redutores de velocidade e regulamentação das paradas de ônibus.
Segundo o Pró-reitor de Administração, André Lana, a definição das áreas de estacionamento priorizou a liberação de espaços para o embarque e desembarque de passageiros de veículos coletivos. “Em frente ao ICEB, por exemplo, os ônibus e táxis-lotação tinham que parar no meio da rua, impedindo o fluxo dos demais veículos e expondo os passageiros a riscos”, afirma.
Após a instalação de todas as placas e dos redutores de velocidade, serão promovidas ações de conscientização e educação no trânsito. Uma campanha educativa e o início da fiscalização ficarão sob a responsabilidade da Coordenadoria de Logística e Segurança da Proad.
A irregularidade dos horários e itinerários dos ônibus também é motivo de preocupação da Pró-reitoria de Administração. De acordo com André Lana, já foram feitas notificações às empresas e à Prefeitura Municipal, sendo também necessária a denúncia dos usuários, indicando os horários, empresas e números dos ônibus que cometem as irregularidades. Assim, a Proad pode acionar o Conselho Municipal de Transportes.
Após a conclusão das obras de expansão, os campi de Mariana e João Monlevade, também passarão pela reorganização e sinalização do trânsito e dos estacionamentos.