Criado por Administrator em qui, 31/10/2013 - 13:55
Douglas Gomes
O professor Jean Carlos Machado Alves, do curso de Engenharia de Produção do Instituto de Ciências Exatas Aplicadas (Icea), em João Monlevade, membro da Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários de Ouro Preto (Incop), foi aprovado como coordenador da região Sudeste na Rede Nacional de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs).
A indicação para o cargo ocorreu no encontro regional do Sudeste no mês de setembro, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e teve homologação em encontro nacional da Rede de ITCPs, realizado entre os dias 16 e 18 de outubro, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. O professor assume o cargo juntamente com Cintia Vilas Boas, graduada em Psicologia pela Unicamp. A Rede conta com três coordenadores nacionais e seis regionais. No encontro, as Incubadoras de todo o País discutiram, dentre outros temas voltados à economia solidária, a mudança da estrutura organizacional com a realização da eleição. A gestão terá duração de dois anos.
Para a Incop e a UFOP, essa representação tem caráter agregador e fortalecedor em ações extensionistas relacionadas à tecnologia social, à geração de ocupação e renda, ao cooperativismo, à economia solidária, dentre outros temas, conciliando tradição e inovação, como informa o Prof. Jean. Segundo ele, “com certeza essa representação poderá fortalecer as ações da Incop, como também o seu reconhecimento como um programa de extensão capaz de promover o desenvolvimento local e regional de forma sustentável e responsável para a comunidade interna e externa a UFOP”.
Ele cita, ainda, dentre as funções competentes do cargo de coordenador da região Sudeste da Rede de ITCPs, o fortalecimento e a articulação interna em âmbito regional e nacional entre as incubadoras e demais atores da economia solidária, como órgãos governamentais e movimentos sociais, a busca pela inserção de novas incubadoras na Rede e a promoção, o auxílio e a participação em eventos acadêmicos de divulgação, além do desenvolvimento e fortalecimento da economia solidária, da tecnologia social, do cooperativismo e do associativismo.
O encontro marcou também a oficialização da entrada da Incop na Rede de ITCPs após a avaliação de critérios, como a metodologia de trabalho, a atuação com os empreendimentos solidários e a multidisciplinaridade. Para Esthefany Hamada, estudante de Administração que atua como responsável pelas atividades da Incop em Ouro Preto e Mariana, participar ativamente das atividades junto aos empreendimentos propicia um conhecimento multidisciplinar em várias áreas, além da formação acadêmica de cada estudante. “É um grande desafio para nós, e a confiança e a capacidade de autogestão são um foco para desenvolvermos nosso trabalho”, enfatiza. A Incubadora amplia seu contato com outros projetos por meio de troca de experiências que fortalecem a estrutura da Rede e contribuem para o crescimento de sua atuação.
INCOP - Fundada em 2011, a Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da Universidade Federal de Ouro Preto (Incop) é um projeto da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), com apoio do Ministério da Educação (MEC), e realiza atividades nos três campi da UFOP. Voltado ao fomento e ao auxílio no crescimento de empreendimentos solidários na região de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, o projeto se baseia no conceito de Economia Solidária, no qual o ser humano é valorizado por meio de formas de produção, consumo e distribuição que não visam apenas ao capital. O projeto acredita no princípio de autogestão que consiste na participação democrática da comunidade nas decisões de um empreendimento solidário. A Incubadora acompanha e orienta sobre gestão, produção, financeiras, comercialização, organização do trabalho ou jurídicas e divulgação das atividades.
Coordenado, atualmente, pelo Prof. Wagner Ragi Curi Filho, do curso de Engenharia de Produção, o projeto conta, ainda, com a orientação dos professores Jean Carlos Machado Alves, atual coordenador da região Sudeste da rede ITCP, Profª Isabela Carvalho de Moraes, Prof. Thiago A. de Oliveira Silva e Prof. Alexandre Magno de Sousa, do curso de Engenharia da Computação. Ao todo, são 39 alunos bolsistas, 15 em Ouro Preto e Mariana e 24 em João Monlevade, dos cursos de Artes Cênicas, Administração, Ciências Econômicas, Letras, Engenharia de Produção, Serviço Social, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Sistemas de Informação, distribuídos em comissões de finanças, compras, gestão administrativa, comunicação, projetos, coordenação, secretariado, estudos, fórum e infraestrutura.
Atualmente, oito empreendimentos fazem parte do projeto, sendo eles a Associação de Hortigranjeiros de Bento Rodrigues (AHOBERO/ Mariana), a Associação de Cooperação Agrícola do Assentamento Cafundão (ASA/Cachoeira do Brumado, Mariana), a Associação das Senhoras Artesãs (Ouro Preto), a Associação de Usuários de Saúde Mental (ASSUME/João Monlevade), a Associação dos Artesãos de João Monlevade (ARTEJOM/João Monlevade), a Cooperativa Uni Labor (João Monlevade), a Associação Monlevadense de Produtores de Agricultura Familiar (João Monlevade) e a Associação dos Trabalhadores de Limpeza de Materias Recicláveis (ATLIMARJOM/João Monlevade).
OPORTUNIDADES - A Incop realiza, anualmente ou semestralmente, de acordo com a demanda de alunos, formação para seleção de novos bolsistas e voluntários, com duração de dois finais de semana. No último dia, é aplicada uma prova relacionada a temas da Economia Solidária como associativismo, cooperativismo e autogestão. São selecionados os alunos com melhor rendimento para ingresso no projeto.
A Incop em Ouro Preto tem sede na Escola de Minas do Centro, sala 31B e, em João Monlevade, na Rua 36 nº 115, bloco D - sala D201, Loanda. Para conhecer as atividades da Incop e saber mais informações sobre o projeto, acesse o www.incop.ufop.br e a página www.facebook.com/incop.ufop.



Ouvidoria




