Criado por Administrator em ter, 18/03/2014 - 17:47
Mariana Borba
A abertura do I Internacional Symposium on Biological Sciences teve início na segunda-feira (17) e se estende até a próxima quinta-feira (20). A primeira palestra foi proferida pelo professor Warren Drew Smith, que leciona Engenharia Elétrica e Eletrônica na Califórnia State University, em Sacramento, nos Estados Unidos, e trouxe como tema o empreendedorismo. O professor explica que as atividades de ciências biológicas têm crescido muito, mesmo que se distanciem um pouco da sua área de atuação, e exemplifica com o que acontece na prática: “Usando as células da pele de um paciente, processando-as e colocando de volta no paciente para a terapia, é o que eu tenho visto, uma grande explosão de atividades de ciências biológicas no que eles chamam de curas regenerativas, remédios regenerativos”.
Professor Warren Drew Smith na abertura do Simpósio - crédito Paula Bamberg
As pesquisas que avançam ao redor do mundo também seguem no Brasil. O presidente do comitê de organização, Ieso de Miranda Castro, fala da experiência que os alunos terão ao participarem do Simpósio com pesquisadores de outras regiões do Brasil, além de docentes de universidades de outros países. “Nos dias subsequentes, outros três temas serão tratados, incluindo sempre convidados estrangeiros e nacionais”, convida.
A participação de palestrantes e pesquisadores brasileiros que possuem projetos relacionados aos temas das mesas são alguns dos motivos que atraem os alunos para o simpósio. Rory Fortes de Brito, natural de Cabo Verde, é um dos 115 alunos inscritos. Doutorando do programa de pós graduação de ciências farmacêuticas, ele se diz interessado pelos assuntos discutidos. “O meu projeto de doutorado se enquadra bastante no que está sendo tratado no evento”.
Realizado pelo Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (Nupeb), pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas e pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFOP, o evento acontece no Centro de Artes e Convenções da UFOP.
Público acompanha a palestra do professor Warren Drew - crédito Paula Bamberg



Ouvidoria




