Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Professor da UFOP é membro do Conselho Científico Editorial de fórum internacional

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Gabriela Ramos
 
Entre os dias 24 e 28 de novembro, acontece, no Rio de Janeiro, o Global Mediation, um fórum internacional que propicia a discussão sobre os mecanismos de resolução de conflitos e o fortalecimento do sentimento de pertencimento e de identidade constitucional, a forma como o País compreende e aplica a Constituição. O Departamento de Direito (Dedir) da UFOP apoia o evento, que contará com a participação do prof. dr. Alexandre Gustavo Melo Franco Bahia como membro do Conselho Científico Editorial e coordenador de grupo de estudo.

O fórum propõe discutir a mediação como forma inovadora de resolver conflitos. Nela, as pessoas que estão em conflito são encorajadas por um terceiro (mediador) a reestabelecer o diálogo mútuo como meio de refazer as relações interpessoais. “Tem uma vantagem imensa sobre o Judiciário normal, uma vez que não há a figura de um estranho que ‘bate o martelo’ e dá ganho a um e perda a outro”, ressalta Alexandre.

O evento conta com palestras e grupos de trabalho, que são distribuídos por temas. Em cada grupo, profissionais de determinada área irão debater assuntos e experiências de mediação e, ao final, propor “diretivas” que farão parte da Carta do Rio sobre Mediação em diversas áreas: direito,  família,  empresas, assistência social e relações internacionais.

Alexandre coordena o Grupo de Trabalho (GT) “Mediação nas relações de minorias e questões de gênero: mulheres,  crianças,  jovens, idosos, LGBT”, junto a professores de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e de Medicina da Universidade do Porto (UP).

É a primeira vez que o evento ocorre no Brasil e delegações de, pelo menos 30 países farão parte do fórum. “Torço para que possamos mostrar a grande experiência que temos na UFOP com o Centro de Mediação e Cidadania, projeto de extensão do Departamento de Direito (Dedir). Ao mesmo tempo, espero trazer as experiências de outros centros/práticas de mediação no Brasil e em outros países, além de trazer a bagagem do que vem sendo pensado e estudado sobre mediação", conta Alexandre.

As pré-inscrições podem ser realizadas no site. Os participantes são incentivados a apresentar textos que serão discutidos nos grupos de trabalho e posteriormente publicados em livro on-line e impresso.

Mais informações no site.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.