Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Professor da UFOP leva cinema brasileiro para a Europa

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Duas pesquisas que discutem a temática do herói no cinema brasileiro serão apresentadas em eventos internacionais pelo professor Adriano Medeiros da Rocha, do curso de Jornalismo.

O primeiro trabalho, intitulado A mulher heroína no cinema brasileiro da Retomada: o caso Central do Brasil, poderá ser visto no Congreso Internacional de Arte y Literatura em el cine em español y en portugués, realizado entre os dias 24 e 26 de junho. O artigo pretende promover uma análise fílmica amparada na personagem Dora, do filme Central do Brasil (de Walter Salles, 1998), enquanto um tipo de heroína do cinema brasileiro contemporâneo.

Como protagonista da mesma película, ela apresenta uma perspectiva de heroína malandra, conforme tipifica Roberto da Matta. Neste caminho, são refletidos aspectos da própria conceituação de herói na sétima arte, de uma possível delimitação de identidade brasileira e das principais características daquelas produções desenvolvidas a partir do período conhecido como Retomada. Além disso, a participação de Dora neste road movie e a relação construída com Josué permitirá também discussões a respeito de gênero, família e da construção da própria identidade, enquanto indivíduo.

LAMARCA - A segunda pesquisa a ser apresentada pelo professor da UFOP tem como título "O cinema brasileiro como representação de uma proposta revolucionária e de um herói guerrilheiro: o caso Lamarca". Esta pesquisa pretende analisar a trajetória heróica do personagem Carlos Lamarca, protagonista do filme Lamarca, do diretor Sérgio Rezende. A película retrata a saga do ex-capitão do exército brasileiro que decidiu combater o autoritarismo do período da ditadura militar, promovendo movimentos de guerrilha no ambiente urbano e também de promoção de uma utopia ideológica no campo, a partir de influências e referências à Revolução Cubana.

A obra demonstra, contudo, apesar da causa justa, um contraste do movimento revolucionário, a partir da falta de popularidade dos guerrilheiros entre a população. O artigo será apresentado na Conferência Internacional de Cinema, Arte, Tecnologia e Comunicação, que será realizada entre os dias 22 e 26 de julho na cidade de Avanca, em Portugal.

Os dois trabalhos científicos apresentados fazem parte dos resultados da instância de investigação que o professor Adriano Medeiros está desenvolvendo na Universitat Autònoma de Barcelona, na Espanha, desde dezembro de 2014. A expectativa é que sua tese sobre a constituição do herói no cinema brasileiro contemporâneo seja defendida até o final de setembro.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.