Criado por Administrator em qua, 28/08/2013 - 17:07

Júlia Mara Cunha
O professor do Departamento de Educação da UFOP, Marco Antônio Melo Franco, ministrou uma palestra, na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), de Ouro Preto. A atividade ocorreu na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que tem como tema “Desafiando os limites, superando as deficiências”. O evento ocorre de 21 a 28 de agosto e é promovido pelas Apaes de todo o Brasil.
A palestra do professor Marco Antônio teve como título “Paralisa Cerebral e Perspectivas Pedagógicas” e foi realizada na quarta-feira, 21. Cerca de oitenta pessoas participaram. Foi abordada a importância de a família conhecer a patologia, saber o diagnóstico e de se iniciar a estimulação da criança precocemente. Ele explica que o objetivo é promover o desenvolvimento e possibilitar ganhos motores e cognitivos ainda bebê, considerando as especificidades de cada caso. O professor apresentou exercícios de estimulação e reabilitação cognitiva que podem ser realizados em casa.
De acordo Marco Antônio, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é um momento de luta pela defesa de direitos e pela implementação de políticas públicas de inclusão social. O objetivo é valorizar as diferenças, conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre a luta pela igualdade de direitos e sobre as possibilidades de atividades cotidianas a serem desenvolvidas pelas pessoas com deficiência.
A presidente da Apae de Ouro Preto, Maria Imaculada Angelo Gonçalves, comenta que os pais ficaram satisfeitos com a palestra do professor. “Nenhuma pessoa tinha falado sobre o tema paralisia de uma forma popular, clara e objetiva”, destaca. A programação também contou com passeios no Trem da Vale, piquenique e Rua de Lazer.
Educação Inclusiva A UFOP possui o Núcleo de Educação Inclusiva (NEI), que promove debates e ações sobre a temática diversidade. A pedagoga Marcilene Magalhães da Silva comenta que o Núcleo atende as pessoas com deficiências, buscando a inserção nas atividades acadêmicas. Ela ressalta que superar os desafios de lidar com as deficiências deve ser uma pauta constante na sociedade.
Foto: Divulgação Apae