Criado por Administrator em qui, 12/03/2009 - 09:07
Entre 08 e 12 de março, o professor Alexandre Barbosa Reis da Escola de Farmácia e pesquisador do Laboratório de Imunopatologia (LIMP) do Núcleo de Pesquisa em Ciências Biológicas (NUPEB) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) participa, juntamente com seis membros de sua equipe de alunos de Mestrado e Doutorado, do XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP) em Recife.
O professor participa do evento como coordenador em uma mesa redonda sobre vacinas contra Leishmanioses. A mesa conta com a participação do pesquisador iraniano Dr. Ali Khamesipour que irá proferir a conferência “History of Vaccination for Leishmaniasis” durante o “International Symposium on Leishmaniasis Vaccines”.
Neste simpósio encontram-se os principais pesquisadores da área que farão reuniões temáticas com o intuito de propor uma agenda de ações na área de ciência e tecnologia em vacinas contra leishmanioses para os próximos anos a ser submetida Organização Mundial de Saúde (OMS), Organanização Pan Americana de Saúde (OPAS) e Ministério da Saúde (MS). A meta principal desta reunião é chamar a atenção das agências de fomento e sensibiliza-las no sentido de investir recursos nesta área.
O prof. Alexandre Reis em conjunto com sua equipe de alunos de Mestrado – Bruno Mendes Roatt e Rodrigo Dian de Oliveira Aguiar - e de Doutorado - Juliana Vitoriano de Souza, Nádia das Dores Moreira e Wendel Coura Vital - da UFOP e da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) desenvolveu e patenteou duas novas vacinas contra leishmaniose visceral canina que tem despertado interesse de empresas nacionais e estrangeiras.
Para o professor, a participação dele e de sua equipe em eventos como este mostra a importância que seu grupo vem conquistando na área de vacinas contra leishmanioses nos últimos anos. Além disso, Alexandre Reis comenta que as pesquisas desenvolvidas na UFOP têm se destacado tanto no cenário nacional como internacional e motivam o grupo a propor novos potenciais antígenos e adjuvantes vacinais.
Por decisão do comitê de expertise, Ouro Preto será sede do próximo Simpósio Internacional, em março de 2011.



Ouvidoria




