Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Professor da Universidade Católica Portuguesa ministra curso na Escola de Minas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Caroline Antunes

Com o objetivo de contribuir para a formação de pessoas interessadas na história das joalherias de Portugal e do Brasil, será realizado, nos dias 2 e 3 de dezembro, das 14 às 17h, na Escola de Minas da UFOP, Praça Tiradentes, o curso "Formas, materiais e circulação de modelos: a joalheria em Portugal e no Brasil nos séculos XVIII e XIX".

O curso será ministrado pelo professor catedrático da Universidade Católica Portuguesa, Gonçalo Vasconcelos e Sousa, licenciado em Ciências Históricas pela Universidade Portucalense, mestre e doutor em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 

"A ourivesaria foi uma das artes mais marcantes do cotidiano tanto em Portugal como no Brasil", comenta Gonçalo, explicando que o uso de peças de ouro e de joias contribuiu na formação de pequenos tesouros, sob a forma de investimentos. Ele conta também que as gemas brasileiras possibilitaram a realização de joias de grande aparato e que marcaram um momento único em nível mundial. "Este curso permitirá uma viagem pelo mundo dos metais, gemas, formas e soluções técnicas usadas em Portugal e no Brasil nos séculos XVIII e XIX, revelando a maestria de muitas das soluções encontradas, tanto técnica como esteticamente", completa o professor.

O curso, promovido pela Rede Temática em Engenharia de Materiais (REDEMAT), com o apoio do Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e do Museu de Ciência e Técnica da UFOP, contará com a assistência da professora da Escola de Design da UEMG, Mara Lúcia de Paiva Guerra. Segundo ela, o evento é direcionado a estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais das áreas: materiais, gemologia, joalheria, design, história, artes, restauração, dentre outras.

A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo e-mail: joia.brasil.portugal@gmail.com, informando nome completo, instituição, cargo e telefone. A presença fornecerá certificado digital de participação.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.