Ir para o conteúdo

Professor do Decom cria método para solucionar ambiguidade de nomes em referências bibliográficas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Fernanda Matias

O professor do Departamento de Computação (Decom) da UFOP Anderson Almeida Ferreira desenvolveu um aplicativo que, submetido a um conjunto de registros de publicações científicas, automaticamente, descreve os autores. 

“O Self-Training Author Name Disambiguation tem capacidade de alto nível e apresenta desempenho melhor do que outros métodos existentes”, ressalta o docente. 

O aplicativo é um dos resultados da tese Contributions for Solving the Author Name Ambiguity Problem in Bibliographic Citations (Contribuições para solucionar o problema de ambiguidade de nomes de autores em citações bibliográficas). 

Prêmio - Com o estudo, o docente conquistou o Prêmio UFMG de Teses do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação e também a menção honrosa concedida na grande área de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias do Grande do Prêmio UFMG de Teses. Ele teve como orientador o professor Marcos André Gonçalves e a coorientação do professor Alberto Henrique Frade Laender.

A solenidade para as duas distinções ocorreu no auditório da reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais, no dia 24 de outubro. 
 
_dsc4765anderson_ferreira.jpg
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
Entrega do Prêmio UFMG de Teses
Da esquerda para a direita
Pró-reitor de Pós-Graduação: prof. Ricardo Santiago Gomez
Prof. do Decom (UFOP) Anderson Almeida Ferreira
Orientador: prof. Marcos André Gonçalves
Pró-reitora adjunta de Pesquisa da UFMG: Profª Marisa Cotta Mancini 
(Crédito: Divulgação UFMG)