Criado por Administrator em sex, 20/11/2015 - 18:09
Íris Jesus
O ritmo da percussão ecoou na noite desta quinta (19) no Departamento de Música (DEMUS). O novo professor efetivo, Charles Augusto, realizou um concerto com repertório de música contemporânea. A performance mesclou som, ritmo, silêncio e expressão corporal.
A primeira peça musical apresentada foi “Silence Must Be”, de Thierry De Mey, que une música eletrônica, silêncio e percussão. E quase dançando diante do vibrafone e da marimba, o músico ainda tocou outras quatro peças, respectivamente de Franco Donatoni, Flo Menezes, Paul Smadbeck e Keiko Abe.
Charles Augusto conta que se interessou ainda na infância pela música, mas que foi somente aos 16 anos que optou pela percussão. Segundo ele, a figura de seu professor, Ricardo Bologna, foi determinante na decisão de sua carreira, devido ao nível de cultura com que ele ensinava. “Eu me tornei um curioso quando estudava com ele”, afirma. Hoje, como docente da UFOP, ele afirma que ser exemplo para outros alunos é algo que pode acontecer naturalmente com todos os professores.
Após o concerto, o professor se disponibilizou a debater sobre as peças tocadas e se ofereceu para novas apresentações no departamento, sugestão que foi bem recebida pelo público que lotou o auditório.

Professor Charles Augusto tocando vibrafone - Foto: Iris Jesus