Ir para o conteúdo

Professor do Departamento de Estatística tem pesquisa aplicada à Medicina

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Júlia Mara Cunha

O artigo Continuous versus Group Sequential Analysis for Post-Market Drug and Vaccince Safety Surveillance,  do professor Ivair Ramos Silva, Doutor do Departamento de Estatística da UFOP, em parceria com o professor Martin Kulldorff, Doutor em Estatística, que leciona na Universidade de Harvard, foi publicado na página oficial do MINI-SENTINEL, projeto patrocinado pelo ‘U.S. Food and Drug Administration (FDA)’, que visa criar um sistema de vigilânica para monitorar a segurança dos produtos médicos regulamentados pela FDA. 

A publicação destaca-se pela formulação de um teorema que vai auxiliar no monitoramento da segurança dos testes sequenciais contínuos comparativamente aos testes sequenciais por grupo. Este teorema será de grande utilidade, por exemplo, no desenvolvimento de sistemas de monitoramento da segurança de medicamentos e vacinas pós-comercializadas. 

“Como aplicação direta do teorema, no caso do monitoramento dos riscos associados a drogas e vacinas pós-comercializadas, e visando diminuir o tempo médio de detecção de riscos à saúde da população, agora sabemos como reescrever tais procedimentos por grupo em termos de procedimentos contínuos uniformemente melhores. Com isto, análises adicionais podem ser efetuadas quantas vezes o monitorador julgar necessário e for logisticamente conveniente”, explica o professor Ivair Ramos Silva.

Para ler o artigo, acesse o link.