Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Professor inova ao aplicar o método de aprendizagem ativa

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Júlia Pinheiro

A aprendizagem ativa é um método de práticas pedagógicas de incentivo ao aluno na busca por conhecimento pelas atividades interativas. O professor José Alberto Naves Cocota Júnior, do Departamento de Engenharia de Controle e Automação (Decat), aplica o método há dois anos com alunos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Mecânica. "Atualmente o método passivo é mais utilizado. O professor, como detentor do conhecimento, repassa a teoria aos alunos. Ao absorvê-la, a turma é avaliada por meio de provas e trabalhos. Nós trabalhamos com a aprendizagem ativa baseada em projetos reais, na qual é o aluno quem atua diretamente", explica o docente. 

Questionado sobre as formas que a aprendizagem ativa é aplicada nas disciplinas "Elementos de Robótica" e "Controle Aplicado", o professor afirma que existem várias metodologias envolvidas. "Eu realizo uma mescla entre a aprendizagem passiva e a aprendizagem ativa. Primeiro é proporcionado ao aluno o conteúdo teórico e, a partir da teoria perpassada em sala, eles desenvolvem o produto final". Segundo Cocota, o aluno, ao desenvolver os projetos práticos por meio da aprendizagem ativa, torna-se o detentor do conhecimento. "Após o aluno interpretar o conteúdo ministrado em sala, ele irá aplicar a teoria em um projeto real. A partir disso, ele busca um professor para aplicar o conhecimento na prática".

Atualmente o docente trabalha com aproximadamente 25 alunos em suas duas disciplinas. Diego Torga, aluno do 9º período do curso de Engenharia de Controle e Automação, é um dos envolvidos no projeto denominado "Mesa X Y" e salienta a importância do método na sua formação. "É bastante interessante, pois ir além da teoria nos possibilita enxergar as dificuldades na prática. E eu acredito que a aprendizagem ativa está sendo muito bem aplicada tanto na disciplina quanto na Universidade", destaca.

A respeito das contribuições da aprendizagem ativa, o professor menciona sobre as motivações que o método proporciona aos estudantes. "Os alunos, ao desenvolverem os projetos práticos por meio da aprendizagem ativa, conseguem trabalhar em equipe, e isso é um ponto motivador". Diego reconhece que esse método é fundamental para se preparar para o mercado profissional. "Nós temos que saber lidar com a coletividade, com a divisão do trabalho e saber recorrer aos colegas. A aprendizagem ativa nos mostra o que iremos enfrentar no mercado de trabalho".

Os projetos práticos desenvolvidos pelo professor se iniciaram em 2013 e contam com o apoio da Fundação Gorceix por meio do projeto de Desenvolvimento de Bancadas Educacionais, atendendo a estudantes de graduação.
 
dsc02249_web.jpg
"Mesa XY " e, ao fundo, um dos sistemas de quatro tanques - Crédito: Júlia Pinheiro