Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Professor norte-americano realiza pesquisa sobre etnomatemática na UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Luísa Campos

Investigar a conexão entre os aspectos culturais da matemática por meio da Etnomatemática, voltada para o ensino a distância, é a proposta da pesquisa que o professor Tod Schokey, da Toledo University do estado de Ohio, nos Estados Unidos, desenvolve no Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) até o dia 20 de março. A elaboração do estudo acontece em parceria com os professores doutores Daniel Clark Orey e Milton Rosa, do DEGEP/CEAD. 

As pesquisas desenvolvidas por Tod Schokey tiveram início na observação de uma tribo indígena americana. Segundo o professor, os indígenas sabem matemática mesmo sem ter tido contato direto com qualquer conhecimento na área. Schokey observou que as moradias e os instrumentos foram construídos usando os conhecimentos de matemática que já estão internalizados nos indígenas. Dessa forma, suas investigações consistem na elaboração de um programa de pesquisa em história e filosofia da matemática voltado para a melhoria do aprendizado da disciplina em escolas e universidades.

A proposta da etnomatemática é aproximar o aprendizado à realidade dos estudantes. No caso das escolas de Ouro Preto, os cálculos de Geometria podem ser facilmente encontrados na arquitetura da cidade, o que facilita a conexão entre os estudos e a vida dos moradores. ''É uma oportunidade de expandir as experiências e os conhecimentos. As pesquisas estabelecem uma conexão entre arquitetura, matemática, arte, a história de Ouro Preto, o que está acontecendo na conjuntura nacional e as vidas dos alunos'', comenta Schokey.

No cronograma de atividades do professor, consta a visita a alguns polos da região de Ouro Preto para a realização deworkshop a docentes, quando serão apresentados: a proposta da etnomatemática; o modo de seu desempenho em sala de aula; a realização do curso de Etnomatemática no Programa de Mestrado do DEMAT, além de uma palestra na Universidade de São Paulo (USP). 

Schokey está na UFOP desde o dia 26 de fevereiro, quando proferiu a palestra ''Uma Jornada Etnomatemática'', na aula inaugural do Curso de Pós- Graduação do Mestrado Profissional em Educação Matemática do DEMAT/ICEB. O professor realizará outras atividades junto à UFOP, que atenderá ao CEAD e ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática.

Em 2016, Schockey pretende retornar ao CEAD como professor visitante pela Fulbright (Comissão para Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil) por um semestre para continuar o trabalho desenvolvido.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.