Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Professora é uma das 70 mulheres convidadas para plataforma “Who's who Women Speakers”

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Daiane Bento

Coordenadora da Cátedra UNESCO: água, mulheres e desenvolvimento e do Núcleo da Cátedra (NuCát) da Escola de Farmácia, a professora da UFOP Vera Lúcia de Miranda Guarda participou de diversos eventos internacionais ao longo deste ano, bem como foi convidada pela Unesco para participar da plataforma Who's who Women Speakers junto com mais 69 mulheres de todo o mundo. 

Durante o período de 26 a 29 de outubro, Vera Lúcia participou da XI Reunión de Comités Nacionales y Puntos Focales del Programa Hidrológico Internacional para América Latina y el Caribe - PHI-LAC, em Santiago, no Chile, em comemoração aos 70 anos da Unesco e 50 anos do PHI-LAC. Na cerimônia, a professora marcou presença na reunião das Cátedras Unesco em água da América Latina e Caribe. Também integrou a equipe que ministrou o curso “Integración del enfoque de género en la toma de decisiones sobre la gobernanza del agua”, entre 11 e 13 de novembro em Santa Cruz de La Sierra - Bolívia, e em Paris, participou da Reunião da Família Internacional da Água. 

Ao ser questionada sobre a importância de participar desses eventos e receber o convite para incorporar a plataforma Who's Who Women Speakers, Vera Lúcia ressaltou que "a importância está na visibilidade internacional que meu trabalho em água e gênero alcança. Com isso, já recebi convite para trabalhar com professores de Portugal, em um mestrado Erasmus Mundus (programa de cooperação internacional) e durante um congresso em 2016, no Brasil", assinala, completando que todas essas conquistas garantem "uma maior interação da Família da Água da UNESCO do mundo inteiro". 

Durante o ano de 2015, o Nucat desenvolveu diversos projetos, como o fortalecimento de iniciativas de geração de renda em Antônio Pereira: Mãos que Brilham; ACOVABE (Costureiras); Artes, Mãos e Flores (Artesanato) e Associação Musical, com o apoio e aulas de professores de diversas áreas. Além de capacitação de mulheres em Mariana, Ouro Preto e distritos e outras diversas iniciativas. 

Who's who Women Speakers
Segunda a professora Vera Lúcia, ao comemorar seus 70 anos, a UNESCO deu visibilidade às 70 mulheres que trabalham em Educação, Ciências Naturais, Sociais e Humanas, Cultura, Comunicação e informação e dentro de suas prioridades estão a África e o tema Equidade/Igualdade de gênero. 

"Isso porque as mulheres atualmente compõem metade da população mundial e muitas delas ainda não tem voz e nem vez, principalmente na África", observa a educadora. Ela ainda acrescenta que "se sente muita honrada com o convite da UNESCO para participar dessa seção, pois a transversalidade de gênero a insere em todos os contextos, principalmente na governança da água", conclui.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.