Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Professora da UFOP ganha maior prêmio da comunicação do país

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A professora do curso de Jornalismo da UFOP Nair Prata acaba de ser apontada como a ganhadora do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, o maior do país na área. A professora é a vencedora na categoria Liderança Emergente.
 
O Prêmio Luiz Beltrão de Ciências de Comunicação foi criado como forma de reconhecimento para pesquisadores e grupos de pesquisa que estejam se destacando no meio acadêmico. O troféu é concedido a quem produz trabalhos relevantes na área das ciências da comunicação e contribui para consolidar o prestígio das comunidades acadêmica e profissional brasileiras. A cerimônia de entrega das estatuetas ocorre anualmente durante o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.
 
A premiação está dividida em dois grupos, sendo que para cada um deles são oferecidos dois prêmios. O primeiro grupo é formado por personalidades e possui duas categorias: Liderança Emergente e Maturidade Acadêmica. A primeira delas é destinada a um jovem doutor que esteja adquirindo projeção local ou regional pela seriedade do seu trabalho, pela capacidade de liderar projetos e pela busca por parcerias. Já o certificado de Maturidade Acadêmica é dirigido ao conjunto da obra de um pesquisador-sênior que tenha obtido reconhecimento nacional e/ou internacional.
 
O segundo grupo do Prêmio Luiz Beltrão é formado por instituições, divididas em Grupo Inovador e Instituição Pragmática. A primeira categoria abriga núcleos de pesquisa que se destaquem pela capacidade de inovar nos planos teóricos, metodológicos, tecnológicos ou pragmáticos durante pesquisas. O troféu de Instituição Pragmática é destinado a cursos, departamentos, escolas, institutos, empresas, sindicatos, associações, ONGs ou órgãos públicos que tenham se notabilizado na área de pesquisa dos fenômenos comunicacionais.
 
Os vencedores das demais categorias são:
Maturidade Acadêmica:Maria Aparecida Baccega (espm-sp)
Grupo Inovador: Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Instituição Paradigmática: Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
A entrega solene do prêmio será realizada durante o XXXVI Congresso Nacional da Intercom, no dia 5 de setembro próximo, às 18 horas, no campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus, no Amazonas.
 
Patrono
Luiz Beltrão foi pioneiro da pesquisa científica sobre fenômenos comunicacionais e fundador do Instituto de Ciências da Informação. A entidade foi o primeiro espaço acadêmico nacional de estudos midiáticos. O pesquisador também criou a revista Comunicações e Problemas, a primeira focada em ciências da comunicação. Tornou-se o primeiro doutor brasileiro em Comunicação, pela Universidade de Brasília, em 1967. Suas obras nos campos do jornalismo e da comunicação de massa foram reconhecidas no Brasil e no exterior. O educador formou uma geração de professores universitários e converteu seus trabalhos em material didático. Nascido em Olinda, Pernambuco, Luiz Beltrão faleceu em Brasília, em 1986.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.