Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Professora da UFOP lança livro nesta quarta-feira no Fórum das Artes

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

 

Aldo Damasceno

A professora do Departamento de Letras da UFOP, Elzira Divina Perpétua, lança nesta quarta-feira, 16 de julho, às 15h, o livro "A vida escrita de Carolina Maria de Jesus", no Centro de Convenções de MarianaFruto de uma pesquisa que tem como tema a obra “Quarto de despejo: Diário de uma Favelada", de Maria Carolina de Jesus, a professora aborda a relação da autora com o jornalista Audálio Dantas e as traduções que a obra teve pelo mundo.

“Descobri Carolina de Jesus durante minha pesquisa de mestrado, no início dos anos 1990, e logo percebi que sua obra merecia uma investigação mais abrangente, já que seu nome não era assunto na mídia e as universidades brasileiras ignoravam sua existência. Cheguei ao Doutorado disposta a investigar as condições de publicação e a recepção de seu livro no Brasil e nos vários países em que havia sido traduzido", declarou a professora. 

A docente foi a primeira pesquisadora da área de Letras no Brasil a investigar a obra de Carolina de Jesus e se diz muito satisfeita por contribuir para que mais pessoas conheçam o trabalho da escritora: “Ao longo desses anos, minha tese, defendida no ano 2000, ajudou a divulgar o nome de Carolina e tem servido de base para vários pesquisadores que consultam o acervo”. A professora acredita que a pesquisa agora chegará a um público maior, que poderá compreender a face inédita e pouco conhecida da escritora.

O lançamento do livro faz parte da programação do Festival de Inverno Ouro Preto e Mariana e, às 16h desta quarta-feira, a professora estará falando sobre Carolina de Jesus, na mesa-redonda “O corpo à margem do cânone”, com a participação dos professores Kassandra Muniz e Adail Rodrigues-Júnior, também do Departamento de Letras da UFOP.

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.