Ir para o conteúdo

Professora da UFOP participa do programa Planeta Minas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Vai ao ar nesta segunda-feira, às 21h, no programa Planeta Minas da Rede Minas a entrevista concedida pela professora da Escola de Farmácia da UFOP, Dênia Antunes Saúde Guimarães.

O tema do programa de hoje é “Plantas que curam”. Nele serão abordados os efeitos terapêuticos de plantas medicinais. A professora da UFOP relata ao longo do programa a sua pesquisa desenvolvida com a arnica brasileira.

Confira a sinopse do programa:


Plantas que curam

Uma raiz, uma folha, uma flor, um fruto. Até meados do século 20, esses eram os componentes utilizados pela maioria das pessoas para a cura de toda e qualquer enfermidade. A chegada da indústria farmacêutica ao Brasil na década de 20, colocou o país na era da sintetização de medicamentos. Mas aquela sabedoria popular dos chás, ungüentos e emplastos não se perdeu.

O programa mostra como a medicina popular tradicional serve de base para que a ciência descubra novos medicamentos através dos princípios ativos contidos naquelas plantas do canteiro ou da horta.

Descreve também o caminho percorrido pela pesquisa científica até a comprovação da eficácia desses medicamentos, conta um pouco dessa tradição que é passada de pais para filhos e mostra um laboratório que produz e vende fitoterápicos a partir da lista de plantas reconhecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária como comprovadamente medicinais.

O Planeta Minas Meio Ambiente dessa semana vai à casa de uma raizeira que criou filhos e netos com chás caseiros. E apresenta pesquisas que estão buscando a comprovação dos efeitos terapêuticos do chapéu-de-couro, arnica brasileira, pata de vaca e própolis verde (produzida pelas abelhas a partir da extração da resina do alecrim do campo). E mais: uma hortaliça que tem poderes cicatrizantes. Não perca!!!


Reapresentação:

Sextas, às 13h30

Sábados, às 19h