Ir para o conteúdo

Professora e aluna do Delet participam de workshop na USP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Felipe Sales

A professora do Departamento de Letras (Delet) da UFOP, Andressa Cristina Coutinho, apresentou o trabalho “Por um sentido que sustente a criatividade”, no VIII Workshop do Grupo de Pesquisa, Produção Escrita e Psicanálise (GEPPEP) na Universidade de São Paulo (USP). A atividade contou com a participação da aluna do Delet, Janaína Mayra do Nascimento. O evento foi realizado entre os dias 17 e 19 de outubro.

O trabalho foi apresentado pela professora na mesa "Do pretinho básico ao modelo exclusivo", que trata da forma como as parcerias entre adulto e criança podem levar à escrita de textos criativos. Andressa Coutinho é uma das pesquisadoras do GEPPEP.

Já a aluna Janaína participou como debatedora dos trabalhos do evento apresentados na mesa "Do humano como valor para o 'joga fora no lixo'", juntamente com a professora Mercedes Gamero, da Universidade Pedagógica Nacional Francisco Morazán (UPNFM), de Tegucigalpa, em Honduras.

A professora Andressa destaca a importância do trabalho e da apresentação. “No ensino da Língua Portuguesa, discutir a promoção da criatividade do aluno é sempre um desafio. Neste trabalho foram discutidas a importância do papel do outro para a construção dos sentidos de um texto e a percepção de marcas criativas em narrativas orais infantis, trazendo elementos para a reflexão acerca de como o professor pode criar relações que permitam a elaboração de textos criativos, tendo em vista a forma pela qual cada aluno apropria-se do conhecimento”, completa.

O GEPPEP 

O grupo surgiu em 2004 com o objetivo de saber quais são os significados atribuídos para os atos de ler e escrever por parte daqueles que se propõem a sustentar este exercício em contextos públicos. Atualmente é composto por 38 participantes (7 doutores, 12 doutorandos, 3 mestres, 8 mestrandos, 3 graduandos e 5 colaboradores externos).