Criado por Administrator em seg, 14/06/2010 - 07:35
Professora Marger Viana, do DEMAT, no dia 17 de junho de 2010, faz 30 anos de docência na UFOP. Você a conhece.
A professora Marger da Conceição Ventura Viana, prestou concurso público para oDepartamento de Matemática da
Ela viu de tudo neste tempo, viu coisas do "arco da velha", com certeza.Viu a transição da Ditadura para a Nova República. “Viveu” os anos Collor (quando os saláriosdos professores eram de cerca de 500 dólares); experimentou os solavancos de Itamar Franco; viveu as agruras dos anosde Estado Mínimo de FHC, viu até um operário virar Presidente.
Acompanhoude dentro das entranhas, como se faz educação no Brasil; experimentou, em cada época, a congruência e a incongruência entre discursos e ações. Não desistiu, continuou sempre, passou por cima dasadversidades, descobriu-se sempre vocacionada para a educação.
Teve épocas em que a nossa Marger, a patrona – fundadora do DEMAT, até lecionou de graça, entre um contrato e outro, entre um avatar e outro. Aposentou-se....e voltou. Nossa Universidade não poderia ficar sem ela.
Não sobram dúvidas, Marger é a mais perfeita tradução do professor brasileiro, teimoso, determinado, insistente. Marger e sua carreira são o retrato melhortirado sobre nosso mundo de provas, exercícios, laboratórios, aulas, giz, apostilas, teclados e claro, de ALUNOS. Nunca vi tamanha proximidade com alunos. Ainda hoje, depois de 30 anos, todas as tardes, vejo alunos se aconselhando com a veterana mestra.
Parabéns à Marger e sua vitoriosa carreira.
Prof.