Ir para o conteúdo

Professores, alunos e ex-alunos da UFOP lançam livro sobre o pensamento comunicacional mineiro

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Coordenado pelas professoras do Departamento de Jornalismo da UFOP Nair Prata e Juçara Brittes, e com a contribuição de outros 24 autores ligados à Universidade, o livro "Pensamento Comunicacional de Minas Gerais" será lançado no dia 4 de setembro, às 17h, durante o  37º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), realizado no Centro Universitário União Dinâmica das Cataratas (UDC), em Foz do Iguaçu. 

Fruto da união de 70 autores que realizaram uma cartografia intelectual do pensamento comunicacional de Minas Gerais, por meio da produção de 150 perfis de docentes das universidades federais do Estado, o trabalho faz parte do projeto "PENSA-COM Brasil", idealizado e organizado pelo pesquisador José Marques de Melo, o maior nome da pesquisa em comunicação do País, que assina o prefácio da obra. 

Em Minas Gerais, a pesquisa foi dividida em três etapas. A primeira fase, publicada agora, consiste em perfilar o pensamento comunicacional mineiro a partir da contribuição dos professores dessas universidades federais que oferecem cursos de Comunicação. Na segunda etapa, serão levantadas as contribuições dos docentes ligados às instituições privadas e, por fim, num terceiro volume, pretende-se buscar pensadores que contribuíram de forma isolada, sem vínculo acadêmico.

A professora Nair explica que, para a realização da pesquisa dessa primeira etapa, “foram levantados, inicialmente, os nomes de todos os professores efetivos das seis universidades federais do Estado que têm cursos na área de Comunicação: Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de São João del-Rei, Universidade Federal de Uberlândia e Universidade Federal de Viçosa. Junto aos Colegiados, setor de Recursos Humanos, atas de reuniões e documentos diversos, relacionamos todos os docentes dessas instituições na ativa, aposentados, falecidos, transferidos ou desligados, numa lista inicial com 165 nomes”.

A professora Juçara destaca que “depois de pronta e conferida a lista dos nomes a serem perfilados, saímos em busca de pesquisadores dispostos ao trabalho de investigar, entrevistar, checar dados, levantar publicações. Convidamos para participar da pesquisa docentes de instituições de ensino de Minas, tanto públicas quanto privadas, e também pesquisadores em formação, ou seja, estudantes de graduação e pós-graduação, já que o nosso trabalho também tem o papel didático de recrutar e formar novos pensadores. Ao final do livro, publicamos um breve currículo dos pesquisadores que participaram do projeto”.

Segundo as organizadoras, no decorrer da pesquisa, foi constatado que não seria possível perfilar todos os docentes listados, pois alguns já haviam falecido há bastante tempo sem que se pudesse encontrar qualquer familiar ou amigo. Outros tinham uma contribuição muito pequena e alguns disseram que não gostariam de ser citados. “Assim, ao final da pesquisa, foram traçados os perfis de 150 docentes, um trabalho inédito de um conjunto de 70 pesquisadores, num cenário que configura a riqueza e a complexidade do pensamento comunicacional mineiro”, destaca a professora Nair.

"Ao final do trabalho, concluímos que a nossa pesquisa cumpriu seu papel de colaborar com a cartografia do pensamento comunicacional brasileiro, por meio da recuperação da produção acadêmica nacional e a apresentação dos seus principais atores”, conclui Juçara Brittes.

Confira a capa do livro:

pensa-com_mg.png