Criado por Administrator em ter, 19/11/2013 - 14:22
Tamara Pinho
Reunindo pesquisadores nacionais e internacionais, o livro “Tratado de medicina da família e comunidade” recebeu o primeiro lugar da área de Ciências da Saúde do 55° Prêmio Jabuti. Abordando de forma abrangente os princípios, a formação e a prática empregados na área da saúde, o livro destaca a explicação de questões por meio de testagem do conhecimento.
A obra foi organizada pelos médicos e pesquisadores Gustavo Gusso e José Mauro Ceratti Lopes e conta com o capítulo “Epilepsia e convulsões”, escrito pelo professor Leonardo Cançado Monteiro Savassi, e o capítulo “Poliartralgia”, produzido pelo professor Rodrigo Pastor Alves Pereira, que informa como abordar o paciente que tem dor em várias articulações. Os dois pesquisadores são membros da Escola de Medicina (Emed) da UFOP.
O prêmio Jabuti foi criado em 1958 e aprimorado ao longo dos anos, com o surgimento de novas categorias e com elas a oportunidade de divulgar variados tipos de trabalho. O professor Rodrigo Pereira, a partir da sua experiência no treinamento de famílias nas técnicas de exame ortopédico, recebeu o convite para participar do livro. Ele conta que conquistar o prêmio Jabuti vai além do reconhecimento de um trabalho.
“Considero uma grande honra e sinal de reconhecimento do meu trabalho. Mas, talvez, o mais importante seja o simbolismo da premiação para uma edição que trata de um assunto muito importante para a qualidade dos sistemas de saúde do mundo inteiro: o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde”, ressalta o professor Rodrigo.
O livro “Tratado de medicina da família e comunidade” possui dois volumes. Mais informações podem ser obtidas no site da editora Artmed neste link.