Criado por Administrator em ter, 12/08/2014 - 09:38
Entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, os professores do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead) Milton Rosa e Marger Conceição Viana participaram da XXVII Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa, em Barranquilla, na Colômbia. Em conjunto, os professores da UFOP apresentaram o Relatório de Investigação "La História de las Matemáticas en el Currículo para la Formación de Profesores de Matemática", no qual foi abordada a necessidade da inclusão dessa tendência educacional para o ensino e a aprendizagem em matemática nos cursos de formação de professores nas modalidades presencial e a distância. O evento contou com a participação de pesquisadores do México, da Venezuela, do Brasil e da Colômbia.
Convidado a participar da mesa-redonda "Modelación Matemática y la Formación Matemática en Algunas Carreras Profisionales", Milton Rosa discutiu a formação de docentes de matemática e a ação pedagógica necessária para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem baseada nos aspectos culturais da matemática por meio da etnomodelagem. Rosa, que leciona no curso de Mestrado em Educação Matemática da UFOP e atua no Cead, acredita que a participação na Reunião Latino-Americana de Matemática Educativa contribui positivamente na melhora das práticas pedagógicas na sala de aula, bem como na ampliação do campo de pesquisa direcionado para a educação matemática.
Já Marger Viana ministrou o minicurso "El Matrimônio del Cine y el Aula de Matemáticas", que proporcionou aos participantes ferramentas necessárias para a utilização do cinema como ação pedagógica para o ensino e a aprendizagem em matemática. A professora é uma das pioneiras no uso do cinema em sala de aula. Marger também apresentou o Relatório de Investigação intitulado "História de las Matemáticas en la Práctica de Enseñanza de las Matemáticas en Linea", discutindo sobre a utilização da História de Matemática no processo de ensino e aprendizagem em matemática em cursos de formação de professores na modalidade a distância.



Ouvidoria




