Professores da UFOP são contemplados em Edital Universal da Fapemig
Criado por Administrator em qui, 29/10/2009 - 08:39
Setecentos pesquisadores de Minas Gerais com atuação em diferentes áreas do conhecimento têm bons motivos para comemorar. Destes, 43 são da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Eles tiveram seus projetos aprovados no Edital Universal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O edital é um dos mais esperados no meio científico do Estado, por oferecer apoio a projetos desenvolvidos em todas as áreas do conhecimento e reunir o maior volume de recursos. Repetindo o sucesso do ano passado, foram mais de 1500 propostas recebidas e as 700 aprovadas receberão, juntas, mais de R$ 23 milhões. Para conferir o resultado do edital e os professores da UFOP contemplados, clique aqui.
O Edital Universal dá ao pesquisador a liberdade de propor o tema e permite melhor estruturação de laboratórios de pesquisa, permitindo, inclusive, o custeio de material bibliográfico. As propostas recebidas passam pela análise das Câmaras de Assessoramento da Fapemig, distribuídas entre todas as áreas do conhecimento, que as julgam, classificam e recomendam. São aproximadamente 80 doutores, especialistas nas modalidades dos projetos submetidos, que se dividem em oito câmaras: Agricultura; Medicina Veterinária e Zootecnia; Ciências Biológicas e Biotecnologia; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e dos Materiais; Recursos Naturais, Ciências e Tecnologias Ambientais; Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes; e Arquitetura e Engenharias.
As propostas são classificadas e as de maior nota, contratadas dentro do limite de recursos disponíveis. Este ano, a média de investimentos por projeto aprovado foi de aproximadamente R$ 33 mil. Alguns poucos projetos ainda estão em fase final de julgamento. A Câmara que mais recebeu propostas foi a de Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes (SHA), que analisou 218 propostas habilitadas. Como o valor do edital é dividido proporcionalmente à demanda apresentada, a SHA foi também a Câmara que teve o maior número de propostas aprovadas: 127.