Ir para o conteúdo

Professores da UFOP são premiados pela Academia Mineira de Medicina

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Bruna Alves
 
O professor da UFOP, Fausto Aloisio Pedrosa Pimenta, teve seu trabalho classificado entre as melhores teses no “Concurso Excelência Médicas”, da Academia Mineira de Medicina, na categoria “Teses em Clínica Médica”. Patrocinada pela Amil, a premiação foi realizada no dia 20 de novembro, na Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Integrante do Departamento de Ciências Médicas, o pesquisador concorreu com o trabalho “Fatores relacionados ao perfil clínico, funcional, cognitivo e genético em idosos com depressão e demência”. O trabalho do professor reforça a necessidade de abordagem integral do idoso, especialmente aqueles com demência e depressão, que se mostraram frágeis, com alta prevalência de comorbidades (pessoa que se encontra com duas ou mais doenças) e uso de grande número de medicamentos. 

Para Fausto, os resultados encontrados poderão ser úteis aos médicos que atendem na atenção primária ao idoso. “Dessa forma, os médicos poderão nortear a abordagem de múltiplas doenças, identificar os principais fatores associados à piora cognitiva e funcional, assim como da polifarmácia nesses pacientes, evitando o uso inadequado de recursos”, ressalta o professor.
 
Impacto no Curso de Medicina da UFOP
Durante a premiação, a Escola de Medicina da UFOP foi citada junto às melhores instituições do Estado de Minas. “A presença de professores da Universidade em eventos de reconhecida credibilidade na área é uma forma de inserção do novo Curso de Medicina no cenário Mineiro e Nacional”, afirma Fausto. 
 
Além dele, o novo professor do Setor de Saúde Mental do Departamento e Ciências Médicas, Fernando Machado Vilhena Dias, que assumirá as atividades em janeiro, também foi premiado com a tese “Transtornos psiquiátricos e gestação: associação entre parâmetros clínicos e biológicos em uma comunidade rural de baixa renda”.