Criado por Administrator em seg, 19/09/2011 - 10:05
No mês de setembro, professores do Departamento de Museologia (DEMUL) da Universidade Federal de Ouro Preto foram convidados a ministrar palestras nas cidades de Ouro Preto, Belo Horizonte e Florianopólis.
No dia 12, a Presidente do Colegiado do Curso de Museologia, professora Yara Mattos, ministrou para alunos do curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, uma palestra sobre Educação em Museus.
Integrando a programação da Primavera dos Museus, no dia 19, às 14h30, a professora Ana Cristina Audebert Ramos de Oliveira apresenta a palestra "Museus e Gênero - Pesquisa sobre os Museus de Ouro Preto no Museu do Oratório".
No dia 23, às 15h durante o Ciclo de Palestras e Oficinas Sobre Educação Patrimonial - Mesa de Debates Experiências em Educação Patrimonial, promovido pelo Programa Trem da Vale na Estação Ferroviária de Ouro Preto, o professor Gilson Antônio Nunes, Chefe do Departamento de Museologia, apresenta as Ações do Museu da Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP.
O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Minas da UFOP convidou o professor Credenciado José Neves Bittecourt, servidor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a ministrar a palestra "Ouro Preto: cultura material e musealidade como aspectos de uma trajetória brasileira", no dia 20 às 13h30 dentro da programação do 3º Seminário Internacional de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente, no Auditório do Degeo.
Abrindo o III Seminário da Rede Informal de Museu e Centros Culturais da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RIMC), no dia 25, às 17h30, o professor Gilson Antônio Nunes, que também coordena voluntariamente o Sistema de Museus de Ouro Preto, ministra a palestra "Museus em Rede no Museu Histórico Abílio Barreto", em Belo Horizonte.
No dia 27, o professor José Arnaldo Coelho Aguiar de Lima media a Mesa Redonda "O Pensar: Preservação de Bens Culturais - Referenciais Teóricos", às 14h, na Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), durante o 5° Seminário Patrimônio Cultural: Conservação e Restauração No Século XXI.



Ouvidoria




