Criado por Administrator em qua, 18/12/2013 - 09:48
Caroline Antunes
De 11 a 13 de dezembro, professores e alunos da UFOP participaram do Fórum Mundial de Direitos Humanos em Brasília. O Fórum é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e debate os principais avanços e desafios sobre direitos humanos, com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento de todas as violações.
A Universidade cedeu o transporte para a participação no evento aos alunos do curso de Direito e de Jornalismo, e os futuros jornalistas tomaram parte da cobertura do encontro na categoria “Comunicação Colaborativa”.
Indicada pelo MEC, por meio da Coordenadoria de Educação em Direitos Humanos, a UFOP estava representada no Comitê Organizador pela professora Keila Deslandes, coordenadora-geral do Programa de Educação para a Diversidade. Ela conta que foi escolhida como representante por coordenar um programa que desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão na área temática dos direitos humanos.
No dia 11, Keila mediou a mesa, com participação de professores e doutores de outras instituições, com o tema "Direito à moradia e o anel rodoviário de Belo Horizonte: remoções 'humanizadas', responsabilidades compartilhadas e o processo judicial como meio". Já no dia 12, o assunto da mesa foi “Educação para os direitos humanos e formação docente”, com o debate entre professores do Departamento de Direito e do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP.
Sobre a oportunidade, a professora comenta: “Esse evento foi de grande importância para o fortalecimento dos debates em torno das muitas temáticas relacionadas aos direitos humanos, sendo relevante para o estabelecimento de novas propostas e projetos nessa grande área de estudos e pesquisas”.
A professora Natália Lisbôa, do Departamento de Direito da UFOP, e coordenadora docente do projeto Assessoria Jurídica Comunitária também compôs a mesa representando o Programa de Extensão Núcleo de Direitos Humanos da Universidade. O projeto foi cadastrado como atividade e os alunos de Direito extensionistas contribuíram para a apresentação, contando a experiência com os atendimentos e o envolvimento com a comunidade.

Legenda: Alunos e professores da UFOP tiveram a oportunidade de participar de debates referentes aos principais avanços e desafios em direitos humanos
Crédito: Arquivo Pessoal