Criado por Administrator em ter, 20/09/2011 - 13:42
No dia 29 de setembro, às 19h, os professores do departamento de Música (Demus) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) realizam um concerto no campus Morro do Cruzeiro no “UFOP Convida”. Coordenado pelo professor Edésio Lara, o evento é gratuito e tem em seu programa composições eruditas de artistas como Ludwig Van Beethoven, Franz-Schubert, Francisco Mignone, Leo Brouwer, Fernando Sor, aliadas a melodias compostas por Ernesto Nazaret, Guinga, além de outros autores internacionais.
No evento, o público terá a oportunidade de saber mais sobre os instrumentistas e suas atividades artísticas, projetos, pesquisas em música, performances e outros assuntos relacionados à Música. Instrumentos como percussão, trompete, trombone, saxofone e piano farão parte da apresentação.
Faz parte do programa a apresentação de dois quartetos – um de metais e outro de saxofones –, ambos formados por alunos que recebem orientação de seus respectivos professores, e dois duos, um de violão e vibrafone e outro de trompete e piano, apresentados por professores do Departamento de Música.
Para o coordenador Edésio Lara, o programa permite que a plateia conheça novos profissionais da música da UFOP. “É bom porque os próprios alunos podem ver seus professores se apresentando, conhecer outros músicos e se mostrarem para diversas pessoas”, disse. Além disso, o público passa a conhecer também as possibilidades de estudos em nível superior de instrumentos como percussão, trompete, trombone e saxofone, que se somaram a outros oferecidos desde quando o curso de Música foi criado em 1999.
O professor Michel Barbosa vai se apresentar com peças solos do período clássico como Beethoven, Fernando Sor, mesclando com peças contemporâneas. O professor se especializou em violão, é graduado na Universidade Estadual Paulista (UNESP) e mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Estamos misturando o clássico com o contemporâneo em uma mesma apresentação. É bem legal isso, pois os alunos estarão prestando atenção nessa mistura também. Estamos fazendo música para o Departamento e para a comunidade ouropretana”, explica.
O professor Érico Fonseca é especialista em trompete, foi aluno de Jean- François Michel no Conservatório de Fribourg, na Suíça, onde fez a graduação e o mestrado, e faz parte também da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Ele vai se apresentar com peças para o concerto de trompete e piano do cantor alemão Willy Brandt. Canções como “Ave Maria”, de Franz Schubert, “Escovado”, de Ernesto Nazareth, e mais cinco cirandas para trompete solo, de Francisco Mignone, farão parte da apresentação. Para concluir seu show, tocará a peça “La Cucaracha”. “Quero fazer com que todos que estiverem presentes se divirtam mesmo. Aproveitar música de qualidade”, disse.
O professor ainda acrescenta que os estudantes irão se beneficiar com esse projeto “UFOP Convida”. “Os estudantes terão a oportunidade de tocar em público. Isso é desafiante para eles na graduação e a Universidade está proporcionando esse concerto e projeto”, ressalta.
No dia 03 de outubro, segunda-feira, às 20h, será a vez de Belo Horizonte receber o mesmo programa, cuja apresentação será realizada no teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais como parte da programação do “Segunda Musical”, do qual a UFOP é parceira. A gravação deste concerto poderá também ser apreciada através da programação da TV Assembleia.
Serviço:
UFOP convida em Ouro Preto
29 de setembro de 2001, quinta-feira, 19h.
Local: Departamento de Música
Campus Universitário, Morro do Cruzeiro, s/n
Bairro Bauxita | Ouro Preto – MG
Telefone: 31- 3559 1408
Segunda Musical em Belo Horizonte
03 de outubro de 2011, segunda-feira, 20h.
Local: Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 30, Bairro Santo Agostinho
CEP: 30190-921 | Belo Horizonte – MG
Telefone: 31- 2108-7826



Ouvidoria




