Professores universitários são alvo de golpe eletrônico pela internet

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Professores de várias universidades do país estão sofrendo golpes eletrônicos por meio de e-mails falsos, envolvendo prestações de serviço fictícias ou pedidos de empréstimos. O golpe aproveita falha de segurança das informações disponíveis no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, página ligada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnógico (CNPq), agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

A partir do cruzamento de dados disponíveis na rede do CNPq e acessíveis a qualquer pessoa que disponha de computador e conexão à internet, os falsários descobrem as redes de relacionamento e enviam falsos e-mails atribuídos aos professores, estudantes ou colegas de pesquisa. O remetente informa o número de uma conta para que sejam efetuados depósitos que variam entre R$ 85 e R$ 3 mil.

Para imprimir credibilidade os golpistas incluem nas mensagens e no login siglas relativas às instituições ligadas às vítimas e detalhes como o departamento. Uma dica de segurança é checar o campo “Responder a” no cabeçalho da mensagem do e-mail suspeito, que irá aparecer o verdadeiro endereço de envio da mensagem.

Fonte: Portal Uai