skip to content

Professores universitários são alvo de golpe eletrônico pela internet

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Professores de várias universidades do país estão sofrendo golpes eletrônicos por meio de e-mails falsos, envolvendo prestações de serviço fictícias ou pedidos de empréstimos. O golpe aproveita falha de segurança das informações disponíveis no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, página ligada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnógico (CNPq), agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

A partir do cruzamento de dados disponíveis na rede do CNPq e acessíveis a qualquer pessoa que disponha de computador e conexão à internet, os falsários descobrem as redes de relacionamento e enviam falsos e-mails atribuídos aos professores, estudantes ou colegas de pesquisa. O remetente informa o número de uma conta para que sejam efetuados depósitos que variam entre R$ 85 e R$ 3 mil.

Para imprimir credibilidade os golpistas incluem nas mensagens e no login siglas relativas às instituições ligadas às vítimas e detalhes como o departamento. Uma dica de segurança é checar o campo “Responder a” no cabeçalho da mensagem do e-mail suspeito, que irá aparecer o verdadeiro endereço de envio da mensagem.

Fonte: Portal Uai