Ir para o conteúdo

Programa da TV UFOP é usado na aplicação de conteúdos filosóficos para alunos do Ensino Médio

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Fernanda Mafia

Para muitos a Filosofia parece ser uma área do conhecimento distante do cotidiano. O programa Peripatéticos, produzido pela TV UFOP, tem provado o contrário: a filosofia está mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos. Em Juiz de Fora, o professor José Costa Júnior, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, tem exibido o programa durante suas aulas para alunos do Ensino Médio.


No programa, o apresentador Thiago Meira (que também é roteirista) é um peripatético, uma figura conhecida como um ambulante do conhecimento. Ele aborda temas filosóficos universais em entrevistas com moradores da cidade, turistas, estudantes, professores e intelectuais. Os assuntos em discussão são variados: ética, amor e desejo, arte e própria filosofia.

O professor conta que conheceu o “Peripatéticos” em um site com conteúdo de Filosofia e, desde então, vem usando os vídeos em aula. Segundo ele, nessa área, esse tipo de recurso audiovisual é muito raro, já as temáticas são muito densas e reflexivas. José ainda acrescenta: “A proposta do programa é boa, pois apresenta as respostas às questões filosóficas de uma forma direta, com a participação de pessoas nas ruas e de especialistas de forma viva e animada”.

O diretor e roteirista do programa, Adriano Menezes, esclarece que o objetivo do Peripatéticos é fazer um confronto e, simultaneamente, uma conciliação entre o senso comum e a filosofia discutida na academia. "As pessoas fazem filosofia o tempo todo”. Adriano ainda comenta sobre o uso do programa por professores: “Essa ação confirma o caráter educativo dos programas produzidos pela TV UFOP”.

Todos os programas estão disponíveis no canal da TV UFOP no Youtube ou confira o vídeo no link.