Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Programa do Centro de Saúde combate o tabagismo

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Ana Elisa Siqueira

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE) em parceria com o Centro de Saúde da UFOP realiza, desde 2010, o programa de combate ao tabagismo. O projeto é um trabalho de sensibilização. Os pacientes passam por uma avaliação clínica, que constata se há necessidade do uso de medicamentos e, depois, são encaminhados para a terapia em grupo, que se baseia na terapia cognitiva comportamental. 

A psicóloga e coordenadora do projeto, Magali Francische Ferrari, explica que as reuniões são em grupo, pois a proposta é motivar as pessoas a deixarem o vício. “O objetivo da terapia é trabalhar com o grupo a relação com o cigarro, para que o paciente possa entender por que ele fuma, pra que e em qual momento. É fazer com que entenda como funciona a dependência, não só a física mas, principalmente, a psicológica, para que possa se monitorar”, conclui Magali. O tratamento é realizado durante um ano com acompanhamento médico e psicológico.

A adesão ao projeto não é grande, pois ao mesmo tempo em que o tabagista sabe que o vício faz mal à saúde, para ele fumar é um prazer. Mas a ação tem conseguido resultados satisfatórios como, por exemplo, o grupo desse ano. "Em um total de 12 pessoas, sete pararam de fumar. É um dado significativo”, ressalta Magali. Estudos do Instituto Nacional do Câncer (INCA) evidenciam que o consumo de derivados do tabaco causam doenças cardiovasculares, câncer, além de doenças respiratórias crônicas. As doenças cardiovasculares e o câncer são as principais causas de morte por doença no Brasil, e o câncer de pulmão, a primeira causa de morte por câncer. Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem por ano devido ao tabagismo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, um bilhão e 200 milhões de pessoas, sejam fumantes.

O programa de combate ao tabagismo da UFOP iniciou uma nova turma em outubro, com 10 pacientes. O grupo é aberto a todos que desejam parar de fumar. As reuniões acontecem às quartas-feiras, às 14h, no Centro de Saúde, no Campus Morro do Cruzeiro. A ação contínua é uma iniciativa do Ministério da Saúde, junto aos estados e prefeituras.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.