Criado por Administrator em sex, 31/01/2014 - 12:52
Ana Elisa Siqueira
Na última quinta-feira, 30, a UFOP recebeu a Wylinka, uma organização com fins não econômicos, gestora do programa “Desenvolvimento do Ecossistema de Empreendedorismo e Startups” (SEED), uma iniciativa do Governo de Minas Gerais. A palestra, promovida pelo Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (Nite), trouxe Patrícia Pellegrino, membro da Wylinka, para apresentar o projeto e convidar a comunidade acadêmica para participar da segunda rodada de aceleração SEED.
As inscrições abertas até segunda-feira, 3 de fevereiro. O objetivo é desenvolver uma cultura de inovação e empreendedorismo no Brasil. Para isso, o governo aplica um capital semente, ou seja, um primeiro investimento, de R$ 44 mil para cada projeto selecionado. O programa selecionará 40 startups, empresas recém-formadas com caráter inovador em qualquer área de atividade, para uma formação empreendedora, durante seis meses, em Belo Horizonte.
Patrícia destaca que o diferencial do programa é que não exige que as startups tenham CNPJ e, além disso, “o grupo deve ter de 2 a 3 pessoas, maiores de 18 anos, sendo aberto para brasileiros e estrangeiros, possibilitando uma troca de experiência com diversas culturas” explica. O coordenador do Nite, professor Rodrigo Bianchi, acredita que o programa é uma oportunidade para o contato com investidores e uma forma de sensibilizar alunos e docentes à prática inovadora.
Em dezembro, foram selecionados 40 projetos para a primeira etapa, dentre eles está o “Geração de Energia” dos professores da Escola de Minas da UFOP, Jorge Brescia e Paulo Assis e o doutorando em Engenharia de Materiais da UFOP, Tiago Luis Oliveira. Tiago compartilhou sua experiência durante estes dois meses em Belo Horizonte: “Trabalhamos em um ambiente de liberdade e temos contato com pessoas do mundo inteiro”. Ele complementou que ter uma equipe com pessoas interessadas faz a diferença e aconselhou os interessados em participar do SEED, a preencher corretamente o edital, sendo claro na apresentação do projeto.
O edital para segunda etapa do SEED esta disponível em www.seed.mg.gov.br.