Ir para o conteúdo

Programa Mais Saúde alerta estudantes e servidores sobre a Hipertensão Arterial

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Fernanda Marques
 
A equipe do programa Mais Saúde, do Centro de Saúde da UFOP, realiza uma pesquisa em diversos setores da Universidade para saber como está a saúde dos servidores e alunos. Nesta terça-feira (29), com o propósito de investigar e alertar a comunidade sobre a hipertensão arterial, o projeto desenvolveu uma ação no Centro de Educação a Distância (Cead) para concluir duas etapas da pesquisa. Na primeira, foi preenchido um questionário com informações sobre o paciente, como peso, altura e circunferência da cintura. Na segunda, há aferição da pressão arterial e medição da glicemia.

“Nosso grupo faz essa campanha há mais de um ano e estamos nos organizando para chegarmos com ela a todos os setores da Universidade”, afirma Riani Guimarães, aluna do curso de pedagogia da UFOP e integrante da equipe do Mais Saúde. A discente também explica que o objetivo do grupo é alertar sobre os perigos da Hipertensão, fatores que predispõe a doença e como tratá-la. "O grupo também procura abranger todas as áreas e receber o maior número de alunos. Reunimos estudantes de diversos cursos, como Medicina, Nutrição, Farmácia, Ciência da Computação e Educação Física”, completou.

paula_bamberg_mais_saude.jpg
Equipe de recepção do projeto. Foto de Paula Bamberg. 


Programa Mais Saúde 
Em vigor na UFOP há cinco anos, presta assistência à comunidade ufopiana e aos moradores dos bairros próximos ao campus Morro do Cruzeiro: Bauxita, Saramenha, Vila Aparecida e Nossa Senhora de Lourdes.

O Programa abrange cinco projetos: “Doenças cardiovasculares e suas comorbidades”, “Diabetes e suas comorbidades”; “Plantas medicinais e práticas integrativas em saúde”; “Infecções do trato respiratório” e “Calendário de datas alusivas à saúde pública”.