Criado por Administrator em seg, 08/04/2013 - 15:06
Especialistas do Instituto Inovação realizaram, em março, palestras sobre “Oportunidades Associadas à Inovação Tecnológica”, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A atividade também foi um convite para a 2ª edição do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação – Estudantes de Mestrado e Doutorado, que abrirá inscrições em abril.
Durante as palestras, cerca de 80 pessoas, dentre estudantes, professores, membros do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e Incubadora, receberam orientações sobre o programa e puderam conhecer e discutir sobre algumas possibilidades de carreira associadas à inovação tecnológica, disponíveis para estudantes de mestrado e doutorado.
Esteve presente José Luciano Pereira, superintendente de Inovação Tecnológica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), um dos principais articuladores para a realização das atividades. Ele destacou as oportunidades que a iniciativa oferece.
“É um programa que estimula a cultura empreendedora e contribui para o desenvolvimento regional do estado. Desenvolve o empreendedorismo acadêmico e leva os estudantes a entenderem mais sobre como o trabalho que eles fazem na universidade pode se tornar efetivamente um negócio, gerando benefícios para o mercado e para a sociedade, com novos produtos”, ressalta José Luciano.
Para o pró-reitor adjunto da UFOP, André Talvani, a proposta é bastante positiva: “É muito importante manter a qualidade da Ciência e da Pesquisa, mas também é fundamental pensar em crescimento econômico e no investimento em formação de patentes, que no Brasil é muito pequeno. Ela abre uma nova perspectiva para os alunos, que têm uma expectativa muito grande sobre o que fazer depois da pós-graduação”.
Inscrições
O Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação é um torneio de planos de inovação voltado a estudantes de mestrado e doutorado que se perguntam: o que fazer após a defesa de tese? O principal objetivo da iniciativa é ajudá-los a responderem a questão e a perceberem com mais clareza suas perspectivas profissionais ligadas à inovação tecnológica. Por meio de diferentes atividades desenhadas para 2013, são apontadas aos mestrandos e doutorandos opções concretas de realização profissional e inserção no mercado. Também são oferecidas capacitação em empreendedorismo e inovação, aproximando os estudantes de atores envolvidos no contexto da inovação tecnológica.
Nessa 2ª edição, são esperados mais de 200 inscritos e a geração de cerca de 40 planos inovadores durante seminários de empreendedorismo (Embate Pocket), que serão realizados em nove instituições de pesquisa de Minas Gerais, entre junho e julho de 2013. O grupo vencedor será premiado com uma viagem a um centro internacional de inovação tecnológica. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site www.simi.org.br.