Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Programa Preventt organiza novas ações para o próximo semestre

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Ana Elisa Siqueira

O Programa Prevenção e Tratamento de Tendinopatias (Preventt), coordenado pelos professores Gustavo Pereira Benevides (Ciências Biológicas), Emerson Filipino Coelho (Cedufop) e Luiz Eduardo de Sousa (Ciências Biológicas), prepara novas ações para o segundo semestre de 2014.

O objetivo é tratar a população economicamente ativa de Ouro Preto, seja na área clínica, com a reabilitação, lazer e ultrassom, seja de forma preventiva, com os cursos de capacitação e as análises ergonômicas. No próximo período, o grupo se dedicará aos cuidados dos artesãos de pedra-sabão de Ouro Preto. "Vamos fazer a análise do ambiente de trabalho desses artesãos e da relação do corpo com essa prática, a fim de evitar lesões", explica Benevides. 

Olívia Maria de Paula Alves Bezerra, professora da Escola de Medicina da UFOP, que desenvolve pesquisas na área de lesões pulmonares por inalação de pó, será parceira nessa ação. Além do trabalho com os artesãos, o Preventt firmou nova parceria com a Prefeitura de Ouro Preto para realizar um levantamento de lesões mais recorrentes do município. Também há parcerias sendo desenvolvidas com a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados da Novelis do Brasil Ltda (Coopa) e a Fundação dos Associados da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados da Novelis do Brasil (Funafarma), para implantar modos de prevenção a longo prazo.

PREVENTT - O programa é desenvolvido desde 2011 e conta com a participação de 23 estudantes dos cursos de Medicina e Educação Física da UFOP. O programa se subdivide em áreas de atuação: uma com foco em clínica e outra em prevenção e capacitação. Os subgrupos são: Tratamento de queimados graves; Fibromialgia; Tratamento de queloides e Novos métodos de diagnósticos e tratamento de doenças ocupacionais.

Benevides destaca que as pesquisas desenvolvidas com patologias associadas à saúde do trabalho "são de extrema importância para os desdobramentos futuros do Preventt". O professor conta que, a partir dessas pesquisas, o grupo vem desenvolvendo o tratamento de fibromialgia, segundo ele, uma doença de origem indefinida e o tratamento de difícil manejo. "Alguns pacientes com lesão no aparelho locomotor, mas também com indícios de fibromialgia, estão demonstrando bastante melhora com o tratamento para doenças ocupacionais em relação às dores que sentem pelo corpo", comemora.

Prêmio Internacional da Fundación Mapfre - Em dezembro de 2013, o programa foi contemplado com o prêmio da Fundação Espanhola Mapfre. A Fundação Gorceix faz a gestão do prêmio e a assessoria jurídica de forma gratuita. Gustavo Benevides conta que, após seis meses de contrato, o Preventt está produzindo um relatório parcial e, no final do ano, entregará o documento, acompanhado de um artigo que será publicado na Revista Mapfre.

"A grande troca que temos é que, além de a Fundação investir financeiramente, é a produção do artigo que vai circular mundialmente. Isso é muito importante e ainda garante acesso de nossa equipe a outros pesquisadores e vice-versa", conclui.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.