Criado por Administrator em sex, 28/02/2014 - 12:07
Caroline Antunes
O programa UFOP com a Escola está cheio de novidades para este ano. Desenvolvendo ações extensionistas desde 2007, o programa visa a ampliar os canais de comunicação entre o ensino superior e a educação básica do entorno da Universidade. Marlice Nogueira, coordenadora do programa, conta que será desenvolvida, em 2014, uma proposta financiada pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do edital Proext, em que serão desenvolvidos doze cursos para professores da educação básica, em diversas áreas, como educação infantil, artes, educação de jovens e adultos, inclusão educacional, dentre outros. Esses cursos serão oferecidos a professores dos municípios de Mariana, Ouro Preto, Diogo de Vasconcelos, Acaiaca e Itabirito, parceiros do Programa.
Outra novidade refere-se a um novo curso de aperfeiçoamento de 180 horas, na modalidade semipresencial, intitulado "A gestão do desenvolvimento inclusivo na escola", que será oferecido também aos cinco municípios parceiros. O curso será oferecido em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão e Ministério da Educação, tendo 250 vagas para professores.
"Também, participaremos do Festival de Inverno, com o Festival com a Escola, em que serão oferecidas diversas oficinas lúdicas a alunos do ensino fundamental de quatro escolas públicas, duas em Ouro Preto e duas em Mariana", comenta. Durante o festival, o programa também participará do Fórum das Artes, desenvolvendo um encontro para professores da educação básica dos cinco municípios parceiros, cujo tema será "Corpo e subjetividade na docência". No ano passado, o programa também realizou algumas ações que envolveram a formação continuada de professores dos cinco municípios, com foco na educação inclusiva.
SOBRE O PROJETO - Por meio de uma gestão compartilhada entre o Departamento de Educação e a Pró-Reitoria de Extensão, a UFOP com a Escola tem como objetivo implementar ações de formação continuada junto aos profissionais da educação da região mineira dos Inconfidentes, possibilitando aos gestores, especialistas e professores da região a discussão de temas científicos e pedagógicos e a elaboração de práticas educativas e materiais didáticos que propiciem a construção de uma rede de fomento e de protagonismo na educação básica.
O programa desenvolve um conjunto de ações extensionistas que visam a atender às necessidades e demandas da comunidade educacional da região, expressas no diálogo com a Superintendência Regional de Ensino e as Secretarias Municipais de Educação de Mariana, Ouro Preto, Diogo de Vasconcelos, Itabirito e Acaiaca e, por outro, contribuir para uma formação ampla e integrada dos estudantes nos cursos de graduação e pós-graduação da UFOP, através do diálogo entre os conhecimentos acadêmicos e os contextos reais da educação básica.



Ouvidoria




