Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Programação ComCine 25/01

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O Comitê Aberto de Cinema da UFOP (ComCine), a Pró-Reitoria de Extensão da UFOP (ProEx), o Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC/UFOP) e o Cine-Teatro Vila Rica apresentam a mostra de curtas-metragens temáticos, do pacote da Programadora Brasil . Vários curtas-metragens dentro de cada tema, um tema diferente a cada sexta-feira. Todas as sessões são gratuitas, acontecendo sempre às 23 horas, no Cine-Teatro Vila Rica. Não perca!
 
Tema desta semana: CINE SAMBA
É natural pensar que samba e cinema brasileiro combinam. Estes quatro curtas retratam personagens reais da história do samba, de forma ficcional. Começamos pelo pretenso momento em que Donga cria "Pelo Telefone", considerado o primeiro samba de todos os tempos; passamos por dois sambistas da mais alta grandeza, Moreira da Silva e Noel Rosa; para acabar na famosa rixa do último com Wilson Batista. Câmera na mão e samba no pé. Tempo total do programa: 78 minutos.

DO DIA EM QUE MACUNAÍMA E GILBERTO FREYRE VISITARAM O TERREIRO DA TIA CIATA MUDANDO O RUMO DA NOSSA HISTÓRIA            
De Sérgio Zeigler e Vitor Ângelo
(SP, 1997, Cor, 23 minutos)
Com Tia Ciata, Freyre, Macunaíma e samba no nascimento de uma nação. 
 
OPERAÇÃO MORENGUEIRA
De Chico Serra e Godofredo Quincas
(RJ, 2005, Cor, 16 minutos)
Após invasão da Lapa por um bando de terroristas, boêmio incauto tem uma visão mediúnica de Kid Morengueira, recebendo o velho malandro a missão de acabar com a xavecagem no bairro boêmio. Super bang-bang inspirado nos sambas de breque de Moreira da Silva e Meguel Gustavo. 
 
COM QUE ROUPA?
De Ricardo Van Steen
(RJ, 1994, PB, 18 minutos)
Um dia na vida de um compositor. Entre brigas de bar, más notícias sobre sua saúde e desencontros com a namorada, Noel Rosa compôs o samba "Com que Roupa?". 
 
POLÊMICA
De André Luiz Sampaio
(RJ, 1998, Cor, 21 minutos)
Filme musical, chanchada mediúnica e documentário. Dupla de vagabundos recebe os santos Noel Rosa e Wilson Batista. Incorporados, e à solta no carnaval carioca, revivem a famosa e polêmica rivalidade dos anos 30, que inspirou sambas antológicos como "Palpite Infeliz", "Rapaz Folgado" e "Feitiço da Vila".

Data: Sexta-feira, 25 de janeiro
Local: Cine-Teatro Vila Rica
Hora: 23h00
 
ENTRADA FRANCA


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.