Criado por Administrator em qui, 01/11/2007 - 00:00
O Comitê Aberto de Cinema da UFOP (ComCine), a Pró-Reitoria de Extensão da UFOP (Proex) e o Cine Teatro Vila Rica apresentam, no mês de novembro, mostras de filmes em comemoração aos cinqüenta anos do Cine Teatro Vila Rica: às sextas-feiras, filmes nacionais, e aos sábados, filmes internacionais, selecionados pelo "histórico" projecionista do cinema de Ouro Preto, Adão Soares Gomes. Todas as sessões são gratuitas, acontecendo sempre às 23h, no Cine Teatro Vila Rica. Não perca!
Programação
Sexta-feira, dia 16 de novembro
Ritual dos Sádicos
De José Mojica Marins ("Zé do Caixão")
(Brasil (SP), 1970, Ficção, PxB / Cor, 93 minutos)
Um renomado psiquiatra injeta doses de LSD em quatro voluntários com o objetivo de estudar os efeitos do tóxico sob a influência da imagem de Zé do Caixão. O personagem aparece de maneira diferente nos delírios psicodélicos e multicoloridos de cada um, misturando sexo, perversão, sadismo e misoginia. Interrogado por um grupo de intelectuais, o psiquiatra faz uma revelação surpreendente que os obriga a questionar suas convicções. Conhecido também como "O Despertar da Besta".
Em pleno apogeu do amor livre, das drogas psicodélicas e dos hippies, José Mojica Marins concebeu seu filme mais contundente, revoltado e arrebatador através de episódios aparentemente sem ligação, aderindo à metalinguagem para analisar o efeito de seu polêmico personagem no inconsciente coletivo. O surreal nunca pareceu tão verdadeiro. Vetado pela Censura Federal mesmo após inúmeros cortes, o filme, até os dias de hoje, foi exibido apenas em festivais e sessões especiais, como esta que o ComCine está promovendo.
Sábado, dia 17 de novembro - "MOSTRADÃO":
Rastros de Ódio
De John Ford
("The Searchers", EUA, 1956, Ficção, Cor, 119 minutos)
Ethan Edwards (John Wayne) é um veterano do exército confederado que odeia índios e acredita mais em balas do que em palavras. Sua vida corre tranqüila até ter sua família massacrada e a sobrinha raptada pelos índios Comanche. Ele promete resgatar a jovem e parte então para sua maior batalha, enfrentando o frio, a fome, a solidão, e todos os perigos do oeste selvagem em uma busca obsessiva por vingança. Viaja por cinco anos para cumprir sua missão, mas, quando enfim encontra a sobrinha, Edwards percebe que ela assimilou o modo de vida e costumes indígenas.
"Rastros de Ódio" é considerado por muitos críticos o maior filme que John Ford já realizou, além de ser uma espécie de síntese da carreira vitoriosa no cinema, de um diretor que praticamente criou e consolidou um gênero: o Western. Este filme é a mais bem realizada, das tantas odisséias que John Ford filmou ao longo de 130 trabalhos e quase 50 anos de carreira.
Ambos no Cine Teatro Vila Rica, às 23h.



Ouvidoria




