Ir para o conteúdo

Projeto AeroDesign da UFOP participa de competições

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Alunos orientados pelo professor Dr. Paulo Henrique Vieira Magalhães, do Departamento de Engenharia de Controle e Automação (Decat / UFOP) estão se preparando para a 13ª edição do Projeto AeroDesign, que ocorre entre os dias 20 e 23 de outubro desse ano no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), na cidade de São José dos Campos – SP.

Os representantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) começaram a se preparar para a competição em fevereiro deste ano, após receberem o professor Luiz Eduardo Miranda, do Instituto Federal de São Paulo (IFESP, campus Salto), que ministrou um curso e é referência na área aeroespacial.

O Projeto é uma competição de Engenharia Aeronáutica organizada anualmente pela SAE Brasil, que é a sociedade dos Engenheiros de Mobilidade, em que estudantes de engenharia precisam construir uma aeronave controlada por rádio utilizando-se das técnicas necessárias para a projeção de um avião de verdade.

O objetivo do projeto é mesclar a teoria com a prática, envolvendo diversas áreas da engenharia. Hoje, a UFOP tem 18 alunos de diversos cursos engajados no projeto, como engenharia mecânica, engenharia de produção, engenharia ambiental, etc.

“A SAE é rigorosa e os alunos têm que analisar todos os dimensionamentos, como se estivessem montando uma aeronave. Eles observam a hélice, flaps e outras partes, e verificam se a aeronave é leve e pode carregar peso. A atual aeronave construída pela UFOP está quase pronta, possui 2,80 metros de envergadura e 2 metros de cumprimento, da hélice até a ponta da calda”, explica o professor Paulo Magalhães.

A meta para as próximas semanas é superar as dificuldades e cumprir com os prazos estipulados pela SAE para participarem das competições em outubro. O professor também destaca que “é de suma importância a participação dos alunos nesse projeto, já que eles se superam vencendo a dificuldade de lidar com a área aeroespacial, trabalhando em equipe, estipulando e cumprindo metas”, conclui. O projeto AeroDesign tem o apoio da Fundação Gorceix e da FAPEMIG.