Criado por Administrator em qua, 05/10/2011 - 11:24
A palestra “Usando Simulações Interativas Physics Education Technology (PhET) para melhorar a aprendizagem de ciências na Educação a Distância” foi o destaque da noite de terça-feira, na oitava edição do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (VIII ESUD). O projeto PhET tem como vice-coordenador o professor e pesquisador da Universidade do Colorado, Noah Noah Podolefsky, que é PhD em física e está envolvido há três anos no desenvolvimento de softwares livres para o ensino de ciências.
A fala de abertura foi proferida pelo professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Ulisses Azevedo Leitão, que destacou que o uso de novas tecnologias muda a forma de ensinar e é fundamental para o ensino a distância: “No projeto EAD é muito importante termos novos softwares quer permitam a interatividade e o projeto Phet é um dos softwares interativos, de utilização intensa e gratuita, de maior destaque no mundo”, explicou.
Noah Podolefsky discutiu como os aplicativos desenvolvidos no PhET podem ser ferramentas inovadoras no processo de ensino e aprendizagem na educação a distância (EAD). Segundo o professor, os sistemas interativos desenvolvidos em software geram a chamada “joy of sims” (em tradução livre, a “alegria da simulação”), que permite a usuários experimentarem as sensações de descoberta enquanto exploram um novo universo de possibilidades no aprendizado.
A pesquisa desenvolvida na Universidade do Colorado envolve o acompanhamento de crianças que cursam o ensino básico, associando o processo de educação às novas tecnologias. O trabalho é feito com rigor científico, e acompanha todas as etapas de utilização dos softwares pelos estudantes, inclusive suas respostas aos estímulos e desafios propostos.
O PhET já conta com mais de 105 simuladores de atividades educacionais nas áreas de Física, Química e Matemática. O projeto está se expandindo também para o aprendizado da Biologia e das Ciências da Terra. Os softwares estão disponíveis em 63 idiomas, incluindo o português, e podem ser acessados gratuitamente no endereço: http://phet.colorado.edu/pt_BR/
Para o professor Noah, o aprendizado com o uso de softwares funciona graças a um conjunto de características que une ferramentas, conteúdo e interação com o aluno: “O PhED dispõe de uma plataforma interativa e dinâmica, com desafios equilibrados – nem muito fáceis, nem impossíveis de serem superados -, e permite que o aluno tenha acesso a conteúdos que são “invisíveis” no ensino de ciências, como ondas magnéticas, o tempo e ondas sonoras”, explicou. Ao controlar essas variáveis de uso, o PhED permite que o aluno aprenda sem se confundir e visualize ensinamentos abstratos de maneira simples e interativa.
O ESUD encerra suas atividades na tarde desta quarta-feira, 05 de outubro, registrando um recorde de mais de 750 participantes inscritos – a média nos eventos anteriores variava de 400 a 500 pessoas. Para a professora do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da UFOP e coordenadora do comitê local do evento, professora Maria do Carmo Vila, o desafio de sediar a oitava edição do ESUD foi uma das maiores motivações do trabalho: “Só pelo número de inscritos já podemos dizer que o evento superou todas as expectativas, esperamos que o sucesso se repita na edição de 2012, que será realizada no Recife”, comenta.



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