Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Projeto ARO inicia atividades no segundo semestre

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O ARO - Formação em Arte, Restauro e Ofícios, iniciativa da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), retorna suas atividades nesta segunda-feira, 3 de setembro. O ARO trabalha com jovens entre 14 a 18 anos numa proposta que envolve arte e patrimônio, com foco no desenvolvimento humano, no empreendedorismo, no fortalecimento da identidade cultural e social desses adolescentes. O projeto é dividido em módulos: Formação Inicial e Formação Continuada. As inscrições podem ser feitas até 6 de setembro.
 
Uma novidade é a parceria da Faop com o programa “UFOP com a Escola”. Assim, parte das vagas (20) para Formação Inicial será compartilhada com a ação da Universidade Federal de Ouro Preto, que juntamente com a Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto fará a seleção dos alunos. As outras 20 vagas serão oferecidas para alunos das Escolas Municipais Juventina Drummond, Izaura Mendes e Padre Carmélio, que já são parceiras do ARO, além da comunidade interessada.
 
Já a Formação Continuada, voltada a adolescentes que já passaram pela inicial, terá quatro vertentes: ARO Arte, ARO Conservação, ARO Ofícios e ARO Digital. Serão oferecidas dez vagas para cada curso, totalizando 40.
 
As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, das 14h às 17h, no Núcleo de Ofícios da Faop. Eventualmente, pode ter atividades de campo às sextas e aos sábados já previstas no calendário do curso. O período dos cursos é de 3 de setembro a 7 de dezembro. Mais informações pelo telefone 3551-4013.
 

Parceria com UFOP

O “UFOP com a Escola” é um programa de extensão da Universidade que desenvolve o projeto “Novos Talentos”, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Esse projeto visa a fomentar a realização de atividades extracurriculares como cursos, oficinas ou atividades equivalentes, no período de férias das escolas públicas ou em horário que não interfira na frequência escolar. É voltado a alunos do Ensino Médio de escolas públicas da região.
 
O ARO se encaixa perfeitamente nesses quesitos, pois funciona no período da tarde e oferece uma formação diferenciada para esses adolescentes nas áreas de arte, restauração e ofícios. Desse modo, a Faop se tornou parceira da Universidade por meio do projeto “Novos Talentos” e vai oferecer uma turma do ARO Formação Inicial para o programa “UFOP com a Escola”.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.